Anuncie !

Anuncie !

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Copa do Brasil só com gigantes !

Foram definidos na última quarta e quinta-feiras os times que irão disputar as quartas-de-finais da Copa do Brasil. Dentre os 8 clubes quadrifinalistas, apenas um não pode ser considerado um gigante do nosso futebol.

Em Porto Alegre, o Grêmio, jogando em sua Arena, diante do torcedor, acabou perdendo para o Atlético-PR por 1 a 0. Como havia ganho do mesmo Atlético, em Curitiba, por 1 a 0, o jogo foi para os pênaltis. Convertidas as primeiras cinco séries, empate. Nas alternadas, a oitava e última cobrança foi convertida pelos gremistas enquanto o furacão desperdiçou, jogando a bola no travessão e classificando, assim, a equipe gremista.

O Internacional foi até Fortaleza enfrentar o time que leva o nome da capital cearense e se deu bem, mesmo tendo perdido por 1 a 0 pois havia ganho o jogo de ida, no Beira-Rio, por 3 a 0. Com uma boa margem de gols a administrar, o colorado passou com tranquilidade à próxima fase. 
Jogando em Campinas, Ponte Preta e Atlético-MG empataram por 2 a 2. Como no jogo de ida, em BH, houve empate por 1 a 1, os mineiros se classificaram pelo critério do gol qualificado aplicado nesta competição, pois fez mais gols na casa do adversário.
O Palmeiras foi até o Sergipe para enfrentar o Botafogo-PB. Tranquilos com o resultado feito em São Paulo - 3 a 0 - os palmeirenses se classificaram mesmo com a derrota por 1 a 0 para os paraibanos. O Santos empatou com o Vasco, jogando em São Januário, por 2 a 2. O peixe se classificou pois havia derrotado a equipe carioca por 3 a 1, em seus domínios.
O Corinthians teve mais dificuldade para avançar. Após empatar por 1 a 1 no jogo de ida, diante do Fluminense, no Rio, a equipe de Itaquera venceu por 1 a 0. Resultado "magro" mas o suficiente para os gambás seguirem em frente.
O Cruzeiro foi, pode-se dizer, a equipe que avançou com mais facilidade às quartas. Após ter vencido o Botafogo-RJ em seus domínios, por 5 a 2, a raposa jogou de maneira tranquila no jogo de volta e ainda conseguiu ampliar sua vantagem. Resultado: 1 a 0 e Cruzeiro também nas quartas. A única "surpresa" dessa fase da competição veio de Caxias do Sul. O Juventude, após derrotar o São Paulo, em pleno Morumbi, por 2 a 1, jogou com o "regulamento debaixo dos braços" e, mesmo perdendo o jogo da volta, no Alfredo Jaconi, por 1 a 0, avançou na Copa do Brasil.

Veja como ficaram os duelos, sorteados hoje pela manhã (o time da frente faz o jogo decisivo em casa):

Juventude (RS) x Atlético (MG)
Internacional x Santos
Palmeiras x Grêmio
Cruzeiro x Corinthians

Agora vou começar falando de como andam as 4 divisões do futebol brasileiro. Vou começar de trás pra frente, ou seja, da Série D até atingir a Elite do nosso futebol.

Na Série D, já foram definidas as 4 equipes que subiram à Série C de 2017. São elas: Moto Club, do Maranhão; Volta Redonda (RJ); CSA, de Alagoas e São Bento, equipe de Sorocaba, interior de São Paulo. CSA e Volta Redonda irão decidir a competição, em dois jogos. O primeiro está marcado para o próximo domingo, no Rei Pelé, em Alagoas.

Na Terceirona ou Série C, estão definidos os duelos de quartas-de-finais. Serão 4 batalhas em busca da vaga à Série B do próximo ano. Os duelos terão o critério de gol qualificado, quando o gol marcado na casa do adversário é critério de desempate em caso de igualdade em pontos. Caso o placar seja exatamente o mesmo, aí a decisão irá para os pênaltis. Confira os duelos, em que o primeiro time decide em casa:

Fortaleza x Juventude (RS)
Boa Esporte (MG) x Botafogo (PB)
ABC (RN) x Botafogo (SP)
Guarani (SP) x ASA (AL)

É a chance de times de tradição como Fortaleza, Juventude e Guarani retornarem a um patamar que muitos clubes almejam pois jogar a Série B hoje em dia é melhor do que, por exemplo, há 15 ou 20 anos atrás. Devido à verba pelos direitos de transmissão pela TV e patrocínios, com todos os jogos sendo televisionados, a quantia arrecadada cresce vertiginosamente ! Além da própria visibilidade, é claro. No jogo entre Fortaleza x Juventude não há, a meu ver, um favorito. Entre Boa Esporte x Botafogo da Paraíba, também não vejo um franco favorito. O ABC, de Natal, clube que figurou na Série B por muitos anos na última década, terá um "osso duro de roer", pois o Botafogo paulista, da cidade de Ribeirão Preto, quer muito retornar aonde já figurou muito. Já o confronto entre o Guarani, de Campinas, time do Estádio "Brinco de Ouro da Princesa" e de imensa tradição no futebol brasileiro, já tendo sido campeão brasileiro, a equipe alvi-verde têm um certo favoritismo perante ao ASA que, mesmo, também, já tendo figurado entre os grandes, não pode ser considerado gigante pois não possui títulos significativamente relevantes. 
Os 4 confrontos tendem a "pegar fogo", como se diz na gíria futebolística. Jogos em formato de "mata-mata" são sempre muito emocionantes, mexendo com o coração da massa que ama esse esporte que jamais deixará de ser o número 1 do Brasil.

Na Série B, serão 9 duelos pela 27ª rodada (geral) ou 8ª do returno. Um jogo já foi disputado - Ceará e Luverdense ficaram no 0 a 0. A rodada abre hoje à noite com 3 jogos: em Criciúma, a equipe da casa recebe o Sampaio Corrêa (MA). Em Joinville, o JEC, em situação difícil na tabela, recebe o Avaí. Em Osasco, jogam Oeste x Goiás. Complementando a rodada, mais 5 jogos amanhã e 1 para fechar a rodada, na segunda-feira. Amanhã jogam: 

CRB (AL) x Bahia
Paraná x Náutico
Vila Nova (MG) x Londrina
Vasco x Atlético (GO)
Tupi (MG) x Brasil de Pelotas 

Fecham a rodada, segunda-feira, dia 26/09, Paysandu x Bragantino.

A briga pelo acesso à Elite está "quente". Porém, Vasco e Atlético Goianiense dão mostras de que dificilmente deixarão escapar duas das 4 vagas. As duas equipes estão com 48 pontos, na primeira e segunda colocações, enquanto a terceira (Brasil de Pelotas) e quarta (Ceará), estão com 40. Entretanto, tem uma "turma" que vêm na sequência, do 5º ao 8º, que têm 37 pontos cada. Depois, até o 12º, são duas equipes com 37 e duas com 36. Acredito que a briga pelas duas vagas restantes será até o Luverdense, com 36 pontos e na 12ª colocação. Então, a diferença entre as equipes que estão hoje no G-4 para o 12º, é de apenas 4 pontos ! Tudo pode acontecer ! Há muitas combinações possíveis que pode provocar um entra e sai no G-4 até as últimas rodadas !

Pela Série A, a Elite do nosso futebol, a briga pelo título é cada vez mais notória que será entre Palmeiras e Flamengo. Apesar de Atlético (MG) e Santos estarem logo atrás, vejo que, não só a diferença na pontuação mas também o futebol que vêm sendo apresentado pelos dois primeiros, é muito melhor. Acredito que a briga pelo G-4 (grupo que classifica à Libertadores), será entre Atlético, Santos, Corinthians, Fluminense. Mas o Atlético (PR), em 7º e o Botafogo, em 9º, podem surpreender pelo futebol e resultados que vêm obtendo nas últimas rodadas.
O Grêmio, que figurou por muitas rodadas dentro do G-4 e brigando até pelo título no início do Campeonato, acredito que não pegará nem G-4. O tricolor gaúcho aposta, agora, todas as suas "fichas" na Copa do Brasil por uma vaga na Libertadores e, também, para resgatar a auto-estima do torcedor que não vê a equipe erguer um caneco de peso desde 2001, quando ganhou a Copa do Brasil, com Tite, justamente em cima do Corinthians, equipe que Tite viria a ser muito vitorioso anos depois.
Na parte de trás da tabela, o América-MG, com apenas 18 pontos, já está virtualmente rebaixado. Em 19º, o Santa Cruz, com 23, ainda sonha em ficar na Elite mas a cada rodada que passa as esperanças diminuem ainda mais.
Enquanto isso, há uma turma grande lutando para não completar as 4 equipes que jogarão a Segundona em 2017 !
A situação de momento coloca o Figueirense e Internacional em 17º e 18º na tabela, respectivamente. A situação do colorado é difícil, sim, porém, creio numa recuperação da equipe gaúcha nesta reta final. Muitos dizem que camisa não pesa e etc. e tal mas ... o Inter é muito gigante para cair pra Série B. Não que seja utopia o colorado gaúcho jogar a "B" mas eu acredito na força da equipe e nesse final indefinido acredito que o colorado irá com muita força buscar o que parece ser bem complicado: escapar do inferno da Série B. Digo inferno por se tratar de um gigante do futebol brasileiro e uma das poucas equipes que nunca teve o gosto amargo de jogar numa divisão inferior.
Porém, como futebol não é uma ciência exata, além de Figueirense e Internacional, lutam para não cair do 12º, São Paulo, com 34 pontos até o Vitória, com 29 pontos e hoje o primeiro fora da zona perigosa.

Então temos as seguintes equipes brigando pra não cair, na Série A:

12º) São Paulo - 34 pontos
13º) Coritiba - 33
14º) Sport - 30
15º) Cruzeiro - 30
16º) Vitória - 29

17º) Figueirense - 28
18º) Internacional - 27

Como já mencionei, acho difícil Santa Cruz, com 23 e América-MG, este ainda mais, com míseros 18 pontos, escaparem da degola.

Como catarinense e amante do futebol do meu Estado e da região sul, vejo a seguinte projeção para o final das Séries A e B. Chapecoense está indo muito bem na Série A e, praticamente, já alcançou seu objetivo, que é permanecer na Elite. Se conseguir alcançar o G-4, será uma grande surpresa. O Figueirense tem um bom elenco mas creio que lutará até o fim pra não cair. Já na Série B, a situação de momento é: Avaí e Criciúma praticamente sem riscos de cair pra Série C enquanto a situação do JEC é dramática. Precisa vencer, no mínimo, 7 dos 12 jogos que lhe restam.


Para finalizar esta nova atualização do meu blog, quero falar a respeito das Eliminatórias para a Copa do Mundo.


Antes dos jogos diante de Equador e Colômbia eu, sinceramente, jamais imaginava que a nossa seleção fosse obter êxito e vencer as duas partidas. Jamais !
Mas confesso que, além de competência o treinador gaúcho Tite tem "estrela". Pegou um time fora da zona de classificação, sequer na vaga para uma repescagem e entregou, após dois jogos, a equipe canarinho na segunda colocação e 2 pontos à frente do Equador, atual 5º colocado. A vitória surpreendente, mas natural, perante ao Equador, jogando em Quito, por 3 a 0 e o triunfo, mesmo que apertado, por 2 a 1, diante dos colombianos, jogando em Manaus, não foram mera obra do acaso. A seleção já tem, sim, o "dedo" do Tite e se o Brasil for à Copa, Tite será, inevitavelmente, o treinador da nossa seleção na Copa da Rússia, em 2018 !
Parabéns Tite, parabéns seleção, estamos voltando a resgatar nosso verdadeiro futebol e a frustração que tomou conta de todos nós depois daquele fatídico 7 a 1, que jamais será esquecido.































Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !