Anuncie !

Anuncie !

terça-feira, 10 de maio de 2016

Atlético e São Paulo fazem primeiro duelo na Libertadores

Nesta quarta-feira (11), São Paulo e Atlético (MG) fazem o primeiro duelo, válido pelas quartas-de-finais da Taça Libertadores 2016. Após os dois confrontos, restará somente um time brasileiro na briga pelo cobiçado título da maior competição das Américas.
O duelo deverá ser marcado por muito equilíbrio pois mesmo que o galo mineiro tenha um time teoricamente melhor, quando o assunto é "mata-mata" esse favoritismo praticamente acaba, ainda mais com o critério de saldo qualificado, que beneficia, em caso de empate no saldo, o time que fez mais gols na casa do adversário.
Além do duelo brasileiro, ocorrerão outras três disputas em busca de vaga nas semi:

- Nacional (URU) x Boca Juniors (ARG)
- Rosário Central (ARG) x Nacional de Medellín (COL)
- Independiente del Valle (EQU) x Pumas (MEX)

Destes 3 duelos, o mais equilibrado deverá ser o duelo porteño, entre Nacional de Montevidéu x Boca Júniors. Enquanto os argentinos possuem 6 canecos da América, os uruguaios possuem 3. Ou seja, são 9 títulos da Libertadores em jogo. Vale ressaltar que ambas são equipes que sabem como jogar esta competição. São especialistas em Libertadores, com a velha catimba de sempre e com a calma necessária nesse tipo de disputa tão "pegado". A raça porteña prevalece muitas vezes. Os jogadores que vestem a camisa de equipes dessa magnitude sabem muito bem o quê fazer, mesmo em casos de situações adversas. Será um mata-mata, ao que tudo indica, decidido nos detalhes. Vamos aguardar !



O jogo entre o time equatoriano Independiente del Valle diante do Pumas, do México, também poderá ter um certo equilíbrio mas tudo dependerá do resultado do primeiro jogo, no Equador. Caso o Del Valle consiga uma vantagem considerável, como 2 ou mais gols de diferença, irá jogar mais tranquilo e com o regulamento debaixo dos braços.

Já o duelo entre Rosário Central - time da cidade argentina de Rosário - distante 500 km da capital, Buenos Aires, terá uma prova muito "dura" pois irá enfrentar o time de melhor campanha, até agora, na Taça Libertadores 2016. O Atlético Nacional, da cidade colombiana de Medellín, está invicto na competição. Dos 8 jogos que disputou até o momento, venceu 6 e empatou 2. Na fase de grupos, a equipe da Colômbia fez 12 gols e não tomou nenhum! No total até agora, contabilizando fase de grupos e oitavas-de-final, o Nacional fez 16 gols e tomou apenas 2. É, sem dúvida alguma, o grande favorito não só para o duelo diante do Rosário, mas também pela conquista do título da América !

Entretanto, futebol está longe de ser uma ciência exata e uma classificação do Rosário não seria uma grande "zebra". Seria uma "pequena zebra". Mas como já ressaltei, tudo vai depender do resultado do primeiro jogo. No enorme mas acanhado Estádio "Gigante de Arroyito", a equipe argentina sempre cresce com o apoio de sua fanática torcida, que rivaliza muito com as equipes da capital sul-americana do tango !

Mas trocando a Libertadores pela Copa do Brasil, até agora a competição "mais democrática" do nosso futebol vai seguindo sem grandes surpresas, ou seja, nenhum resultado que possa ser considerado uma "super zebra". Das 5 equipes brasileiras que disputaram e ainda continuam disputando a Libertadores - caso de Atlético e São Paulo - todas elas entrarão na Copa do Brasil a partir da fase de oitavas-de-finais. Não deixa de ser um ato generoso para aqueles que, ao conquistarem uma vaga na maior competição do continente, possam ter seu caminho facilitado em busca da taça do torneio de mata-mata mais importante do país.

Agora preciso falar dos principais Campeonatos Estaduais. Em São Paulo prevaleceu o favoritismo do Santos, que foi campeão após dois duelos emocionantes e acirrados diante do Audax, de Osasco. Já no RJ, o Vasco também foi campeão de maneira "apertada", diante do Botafogo. No mineiro, o América (MG) surpreendeu o "galo" na finalíssima. Após eliminar o poderoso Cruzeiro nas semi, a equipe do Independência (que disputará a Série A neste ano), obteve uma vitória simples e garantiu a festa por mais um título mineiro.

Agora o sul ! 

No Paraná, o Atlético-PR derrotou o "coxa" e sagrou-se Campeão Paranaense de 2016. A final foi disputada no Estádio Couto Pereira, no Alto da Glória, em Curitiba.

Aqui em Santa Catarina, o título do "índio do Oeste" já era esperado, já que foi o time que ao longo de todo Catarinão, melhor se preparou para a disputa. Após vencer o JEC  no jogo de ida, na Arena Joinville, por 1 a 0, a Chape só perderia o título caso fosse derrotada por 2 gols de diferença na Arena Condá. Até começou com um susto, já que o JEC abriu o marcador mas, a técnica do verdão do oeste prevaleceu, conseguiu alcançar o empate e teve inúmeras chances de obter a vitória, que não era necessária. Venceu o melhor time. Os outros "grandes" de SC - Criciúma, Avaí e Figueirense - seguem firme na preparação para o Campeonato Brasileiro. Enquanto Criciúma, Avaí e JEC jogarão a forte Série B desse ano, Figueira e a Chapecoense precisam montar times melhores e mais competitivos, para encarar o Campeonato de clubes mais difícil do mundo (Série A do Brasileiro).

No Rio Grande do Sul, prevaleceu a lógica, ou seja, o Internacional não teve dificuldades para vencer os dois jogos diante do Juventude e sagrou-se hexacampeão do Campeonato Gaúcho ! Enquanto isso o Grêmio ... segue seu jejum de títulos !

Na Copa do Nordeste, quem levou o título foi o Santa Cruz, de Recife. Aliás, o "Santinha", como é carinhosamente chamado, conquistou ainda o Campeonato Pernambucano ! Parabéns à "cobra-coral" !

Na Copa Verde, o Paysandu ficou com o título, ao bater o Gama-DF. No jogo de ida, disputado em Belém-PA, o "Papão" fez 2 a 0 enquanto que no jogo da volta, o Gama-DF fez 2 a 1, resultado insuficiente para barrar o título do Paysandu.

Agora vou comentar sobre a situação dos times do Sul no Brasileirão 2016:

Série A - por Estados
Paraná - Atlético e Coritiba 
Santa Catarina - Chapecoense e Figueirense
Rio Grande do Sul - Grêmio e Internacional
Total: 6 times do Sul disputarão a famigerada Série A !

Série B - por Estados
Paraná - Paraná Clube (Curitiba) e Londrina   
Santa Catarina - Avaí, Joinville e Criciúma 
Rio Grande do Sul - Brasil de Pelotas 
Total: 6 times do Sul jogarão a Série B de 2016
                       
Série C - por Estados
Paraná - Operário, de Ponta Grossa
Santa Catarina - não terá representantes nesta divisão
Rio Grande do Sul - Juventude, de Caxias e Ypiranga, de Erechim
Total: 3 times do Sul na Série C 2016

Série D - por Estados
Paraná - Jota Malucelli, PSTC de Londrina e Maringá
Santa Catarina - Inter de Lages, Brusque e Metropolitano
Rio Grande do Sul - São Paulo, da cidade gaúcha de Rio Grande, São José (Zequinha), de                 Porto Alegre, Novo Hamburgo e rebaixado da Série C do ano passado - SER Caxias
Total: 10 times do Sul jogarão a Série D

Regulamento das 4 divisões do futebol brasileiro:

Série A: 20 times jogam entre si, em turno e returno (os 4 melhores garantem vaga na Libertadores e os 4 últimos cairão pra Série B)

Série B: 20 times jogam entre si, em turno e returno (os 4 melhores conseguem o acesso à Série A e os 4 últimos serão rebaixados para a Série C)

Série C: 20 times - divididos regionalmente em duas chaves, com 10 equipes cada. Os 4 melhores de cada chave fazem confrontos eliminatórias, em ida e volta, para definir quem avança à Série B.

Série D: Esta competição contará, neste ano, com 68 times, divididos em 17 grupos com 4 equipes, cada. Todos jogos entre si, dentro de cada chave, em ida e volta, sendo que a partir daí os confrontos serão eliminatórios (mata-mata), até chegar às 4 equipes que, além de disputarem as semi-finais, já terão vaga assegurada na Série C do ano de 2017

Na Copa do Brasil, Santa Catarina segue firme na disputa com Joinville, Figueirense e Chapecoense. Enquanto Criciúma, Avaí e Inter de Lages foram eliminados.

Para finalizar, quero opinar a respeito da final da segunda competição mais importante entre clubes do planeta, a Champions League (Liga dos Campeões da Europa). Será um duelo entre o Atlético, de Madrid, diante do Real Madrid. O jogo será realizado no dia 28 de Maio, no Estádio Giuseppe Meazza (San Siro), em Milão, na Itália.
É visível a superioridade técnica da equipe "merengue" mas cabe ressaltar que será uma final de apenas um jogo e o Atlético de Madrid, mesmo sendo muito inferior tecnicamente, de repente poderá estar num dia inspirado e surpreender ! Alguém duvida ? Vamos ver no dia 28 de Maio ! Confesso que tô na torcida pelo Atlético !

=======================================================================

Obrigado a todos que acompanham o meu blog mas não sei se voltarei a dedicar preciosas horas, minutos e segundos do meu tempo para elaborar um blog sem NENHUM tipo de patrocínio !













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !