Anuncie !

Anuncie !

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Catarinenses vão bem no Brasileirão

Dos quatro catarinenses que jogaram a 29ª rodada, dois deles conquistaram vitórias. O Figueirense, apesar do "apito amigo" em favor do Goiás, conseguiu trazer três pontos importantíssimos de Goiânia. Jogando no Serra Dourada, o alvi-negro da capital derrotou os goianos por 3 a 2. Mesmo com o resultado, o Figueira permanece na zona de rebaixamento, na incômoda posição de 18º lugar. Possui o mesmo número de pontos do Goiás, primeiro time fora da zona da degola, mas perde no critério de saldo de gols. Entretanto, Figueira e Goiás, com 31 pontos, estão a apenas dois de Coritiba e Avaí, que têm 33 cada. Já a Chapecoense humilhou o Palmeiras, jogando na Arena Condá, oeste catarinense. Vitória massacrante por 5 a 1 e, com isso, a Chape deixou a zona de rebaixamento. Avaí, apesar de ter empatado por 1 a 1, com o Vasco, continua fora do Z-4, mas numa situação nada confortável. Como já mencionei, apenas 2 pontos separam o time "azurra" do Z-4. Já o Joinville, pior catarinense na Série A, segue na lanterna, após ser derrotado, ao natural, pelo Flamengo, no Maracanã. Detalhe para o jogo sofrível que o JEC fez no Rio. Derrota merecida e, ao que tudo indica, o JEC é o único catarinense que dificilmente escapará do rebaixamento para a Série B. O melhor gaúcho na competição segue sendo o Grêmio, presente no G-4, com 52 pts. O melhor paranaense é o Atlético, em 11º, com 38 pontos e o melhor barriga-verde é a Chapecoense que, com a incrível goleada de 5 a 1 sobre o Palmeiras, alcançou 34 pontos, na 14ª colocação.

Situação dos gaúchos, paranaenses e catarinenses na Série A:

3º)Grêmio - 52 pts
8º)Internacional - 44
11º)Atlético/PR - 38
14º)Chapecoense - 34
15º)Avaí - 33
16º)Coritiba - 33
18º)Figueirense - 31
20º)Joinville - 24

Pela Série B, a disputa por vagas na Elite está emocionante !

Dos que estão no G-4 até o momento, só o Botafogo praticamente já carimbou seu passaporte para a Série A. Falo isso não em base na matemática, mas devido ao poderio do time do Rio, que dificilmente deixará escapar essa vaga. Entretanto, a segunda vaga está muito próxima, também. Enquanto o Botafogo lidera com 56 pontos, o Vitória figura em segundo, com 52, ou seja, apenas 4 pontos de diferença do time da estrela solitária. Botafogo e Vitória estão virtualmente classificados à elite nacional de 2016. Mas da terceira colocação, até a décima, são 8 times e apenas 6 pontos de diferença entre o 3º, Santa Cruz e o 10º, o Luverdense, do Mato Grosso. 
Dá para afirmar que as outras três vagas seguem em "aberto".


A classificação da primeira página da Série B está assim disposta: 1º)Botafogo, 56; 2º)Vitória, 52; 3º)Santa Cruz, 48; 4º)América/MG, 48; 5º)Paysandu, 47; 6º)Bahia, 47; 7º)Sampaio Corrêa, 46; 8º) Náutico, 43; 9º)Bragantino, 42 e 10º)Luverdense, 42. A análise que faço dos 10 primeiros é a seguinte: Botafogo e Vitória: virtualmente classificados à Série A. Santa Cruz, América/MG, Paysandu, Bahia e Sampaio Corrêa brigam por duas vagas no G-4. Já Náutico, Bragantino e Luverdense/MT precisam conquistar vários triunfos nas próximas 9 rodadas para ter chances de acesso. Diria que, em relação ao acesso, a situação do Botafogo é muito cômoda, a do Vitória é cômoda e Santa Cruz, América/MG, Paysandu, Bahia e Sampaio Corrêa possuem grandes chances, sendo que a vaga será no detalhe. Já a situação para Náutico, Bragantino e Luverdense é mais complicada. Mas ainda restam 9 rodadas e 27 pontos em disputa e tudo pode acontecer.

Times tradicionais, como Paraná e Criciúma, estão se complicando nesta reta final de Série B. Enquanto o time paranista figura na 13ª colocação, com 37 pontos; o tricolor catarinense está na incômoda 15ª colocação, com apenas 36 pontos e não vence um jogo desde o dia 1º de setembro, quando derrotou o Náutico, no Heriberto Hülse. "Tigre" foi o time que mais empatou nesta Série B, com 12 igualdades e apenas 8 vitórias, sendo que todas as vitórias foram por apenas 1 gol de diferença, ou seja, o Tigre não conseguiu, até agora, vencer por 2 ou mais gols de diferença. A situação no Estádio Heriberto Hülse está tão crítica que até Petkovic, a grande aposta do time da "capital do carvão" para tentar alcançar uma vaga na Elite, está sendo alvo de críticas de torcedores e imprensa e até cogitado para deixar o cargo nesta semana. Detalhe: o sérvio chegou ao Criciúma em Junho e chegou a ficar 11 jogos invicto. Foram 5 vitórias e 6 empates. Mas, após a série invicta, foi quase um desastre, com apenas 1 vitória. E foram 6 empates e 4 derrotas. A fase atual não é boa e o Criciúma necessita, urgentemente, de mais 3 vitórias, nos próximos 9 jogos, para não correr o risco de cair para a Série C, o que seria uma grande "tragédia" para os catarinenses. O atual presidente, sr. Antenor Angeloni, já entregou a presidência ao empresário Jaime Dal Farra, sendo que este só assumirá, de maneira oficial, a presidência, no dia 30 de novembro. A torcida carvoeira espera que até lá a equipe tenha conseguido superar a má fase e garantido a permanência na segundona nacional. A situação dos 4 últimos é bem complicada, principalmente, em relação ao Macaé, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, hoje. Enquanto a equipe carioca, que está na 16ª coloção, está com 34 pontos, o Ceará, 17º colocado no momento, está com meros 26 pontos. Enquanto isso, as outras equipes que integram o atual Z-4 da Série B estão em situações muito piores. Em 18º e 19º estão, respectivamente, Boa Esporte/MG e o ABC/RN, com 23 pontos e na última posição, o Mogi-Mirim, com 22 pontos.


Na Série C, dois confrontos de ida da fase de quartas de finais já foram realizados. Jogando em Juiz de Fora, Minas Gerais, o Tupi venceu o ASA, de Alagoas, por 2 a 0 e agora leva uma boa vantagem para o jogo de volta. No outro jogo de ida, realizado no domingo, dia 4, o Londrina/PR foi ao Sergipe enfrentar o Confiança e conseguiu segurar o ímpeto do time da casa, "arrancando" um empate por 0 a 0. Um resultado bom para o Londrina. Entretanto, se for olhar sob outra ótica, nem tão bom assim. Qualquer empate com gols no jogo de volta, no Estádio do Café, em Londrina, dá a vaga na Série B à equipe sergipana. Se o empate sem gols se repetir, a disputa seria nos pênaltis. Quem vencer, leva a tão sonhada vaga à Série B e nas semi-finais da competição, abrindo caminho para um possível título. Os outros dois confrontos de ida serão disputados entre Vila Nova x Portuguesa - o primeiro jogo será no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, na quarta-feira, dia 7. No sábado, dia 10, encerram-se os confrontos de ida, no jogo que envolve os gaúchos do Brasil de Pelotas (xavante) diante do poderoso Fortaleza. O jogo de ida será no Bento Freitas, em Pelotas, extremo sul gaúcho e onde o "xavante" costuma ser forte e difícil de ser batido.

Tanto o confronto entre Vila Nova x Portuguesa quanto Brasil de Pelotas x Fortaleza terão transmissão pela TV. Os jogos serão transmitidos em TV Aberta, pela TV Brasil (ex-TVE) e pelo canal pago EI MAXX, do grupo Esporte Interativo, da norte-americana Turner.

Pela Série D, quarta divisão brasileira, foram conhecidos neste final de semana os times que seguem sonhando com o acesso à Série C de 2016. Os confrontos de quartas-de-final serão os seguintes:

São Caetano/SP x Botafogo de Rib. Preto/SP (jogo de ida em Ribeirão Preto).
Lajeadense/RS x Ríver/PI (jogo de ida em Teresina, Piauí)
Ypiranga de Erechim/RS x Caldense/MG (jogo de ida no interior de Minas)
Remo/PA x Operário, de Ponta Grossa/PR (jogo de ida em Ponta Grossa)

De agora em diante, todos os jogos serão televisionados. A exemplo da Série C, tanto a TV Brasil quanto o Esporte Interativo detém os direitos de transmissão.

Os jogos de ida da Série D serão disputados no próximo final de semana, dias 10 e 11/10.

Obrigado a todos que acompanham meu modesto blog. Volto a atualizá-lo no próximo domingo, dia 11 ou na segunda, dia 12, dia de Nossa Sra. de Aparecida !

Lembrando que você pode tecer comentários sobre meu blog no final de cada postagem. Seu comentário será sempre muito bem-vindo !







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !