Anuncie !

Anuncie !

terça-feira, 29 de setembro de 2015

RS forte na reta final das Séries C e D !


Na rodada de ida das oitavas-de-finais da Série D do Brasileiro, Lajeadense e Ypiranga de Erechim encaminharam suas vagas para a próxima fase, onde o confronto valerá uma vaga na Série C de 2016. Lajeadense venceu o Central, de Caruaru-PE, por 4 a 0, em Lajeado enquanto o Ypiranga foi ao Acre jogar diante do Rio Branco, e venceu por 1 a 0, e agora decidirá a vaga jogando em seu estádio, "Colosso da Lagoa", em Erechim. Um dos dois times deverá estar presente na Série C do próximo ano. O regulamento da quarta divisão brasileira prevê que, se Lajeadense e Ypiranga confirmarem suas vagas, haverá embate entre eles para ver qual dos gaúchos avançará para a terceirona do próximo ano !
Partindo do pressuposto de que, tanto Lajeadense, quanto Ypiranga, estão com "uma mão na vaga" para a próxima fase, podemos assim prever que é praticamente certo que, ou Lajeadense ou Ypiranga de Erechim irão subir de divisão. Resta saber qual deles alcançará a façanha de subir pra Série C !

Pela Série C, o único representante do RS que segue vivo na competição é o Brasil de Pelotas. A equipe "xavante" terá de lutar muito se quiser alcançar a tão sonhada vaga à Série B de 2016. Isso não acontece desde 1999, quando a equipe xavante disputou, pela última vez, a Segundona brasileira. E o confronto das quartas-de-finais promete não ser nada fácil. O xavante irá jogar, em ida e volta, pelo sistema de mata-mata, diante do poderoso Fortaleza, que fez uma campanha extraordinária na primeira fase. Dos 18 jogos que disputou, o leão cearense perdeu somente dois. Obteve a primeira colocação na chave que englobava equipes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 
O primeiro jogo do mata-mata valendo vaga na Série B de 2016 será disputado no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O jogo promete "casa cheia" e o xavante precisa fazer valer o mando de campo e conquistar uma vitória, se possível por boa margem de gols, caso queira jogar com mais tranquilidade na capital cearense. E não será nada fácil. Como nessa fase existe o critério de saldo qualificado, quando o gol marcado na casa do adversário é critério de desempate, seria importantíssimo que o Brasil vencesse o Fortaleza, sem tomar gols !
O resultado do primeiro jogo, em Pelotas, será fundamental tanto para o Brasil quanto para o Fortaleza. A equipe "xavante" precisa fazer gols e reforçar seu sistema defensivo. Como o Fortaleza possui, teoricamente, uma equipe mais forte, o Brasil vai precisar "suar sangue" se quiser alcançar a vaga na Série B. 

Mas, o "xavante" tem plenas condições de colocar o RS novamente no cenário da Segundona brasileira. Neste ano, o RS não teve representantes na Série B. Na Série A, somente a dupla Gre-Nal e na Série C, Juventude, Brasil e Caxias, sendo que este último acabou sendo rebaixado para o "inferno" da Série D de 2016. Ou seja, o Caxias terá que recomeçar tudo do zero novamente, para tentar se reerguer no cenário nacional.
O meu Estado de Santa Catarina está "passando sufoco" para tentar manter seus 4 representantes na Série A, um recorde para SC. Entretanto, times de pequeno e médio porte, com orçamento apertado, não podem fazer "mágica", pois não possuem poder de fogo para contratar "medalhões" e jogadores caros, mais experientes. Por isso, esse fato de SC contar, em 2015, com 4 equipes na Série A foi um feito e tanto ! Agora, conseguir fazer com que as quatro equipes mantenham-se na Elite, é complicado. Ao meu ver, o único catarinense praticamente sem chances de se manter na "A" é o Joinville. Os outros três: Chapecoense e a dupla da capital - Avaí e Figueirense - possuem chances de permanecer mais um ano na elite ! Na Série B, está sendo difícil para o Criciúma, único catarinense nesta divisão. Mas creio que o "Tigre" tem tudo para, ao menos, se manter neste patamar para a próxima temporada. A chance do Rio Grande do Sul ter um representante na Série B, está nas "mãos", ou "pés", do Brasil de Pelotas.
Serão dois jogos distintos. Primeiro, porque, tanto Brasil quanto Fortaleza, irão "vender caro" uma eliminação. E outra, é que os jogos serão disputados em pontos extremos do país ! Enquanto o primeiro jogo será disputado em Pelotas, extremo sul do RS e Brasil, sob uma temperatura mais amena e, talvez, com chuva, o segundo jogo será em Fortaleza, onde o sol e calor é comum na maior parte do ano ! Um distância, em linha reta, de aproximadamente 3.438 km !
Serão jogos emocionantes. Jogos com muita entrega, raça e determinação. A técnica praticamente desaparece nesta fase da competição. Muito menos a tática. Os times precisam buscar até o fim essa vaga que vale ouro ! Serão dois jogos onde sairão "faíscas" e vale a pena conferir !

Jogos de Série C com "cara" de Série A ! 
Força Brasil !








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !