Anuncie !

Anuncie !

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Um resumo da "overdose" de futebol nas Séries A, B, C e D !

Após quase quatro meses afastado do meu blog, estarei dando continuidade, a partir de hoje, a este espaço que tanto gosto e o faço por prazer mesmo, por gostar do futebol brasileiro, em especial do meu Estado de Santa Catarina e Estados "vizinhos", Paraná e Rio Grande do Sul.

Muitas equipes do Sul entraram em campo neste final de semana.

Pela Série B do Brasileiro, o Criciúma enfrentou o América-MG, na sexta-feira, 25/09, no Estádio Independência - grande BH - e perdeu por 2 a 1 para a equipe local. Detalhe: o goleiro do tricolor catarinense defendeu uma penalidade quando o jogo ainda estava empatado por 1 a 1. Mesmo assim, não foi o suficiente para a equipe da "capital do carvão" obter, sequer, um empate. Aliás, o TIGRE teve uma queda acentuada nos últimos jogos e uma possível queda para a Série C não é descartada caso o tricolor não reaja logo.

Foram poucos pontos conquistados nos últimos cinco jogos, sendo que nenhuma vitória. A situação é considerada preocupante, nem tanto pela qualidade do time, que é razoável, mas pela pequena distância da zona de rebaixamento: apenas 9 pontos (3 vitórias). Por isso, o time que, fora de casa, sequer consegue arrancar empates, precisa começar a vencer ao menos os cinco jogos que faltam, em casa, para o término da competição. Se conseguir fazer o dever de casa, não cai mesmo perdendo os outros cinco longe do Heriberto Hülse. Eu, como torcedor criciumista, estou um pouco preocupado pois o time caiu muito de produção. Caso consiga melhorar e vencer os próximos jogos, não cai. Mas, sabe-se lá o que vai acontecer com um time tão fraco e desestabilizado emocionalmente ? Há que citar que o TIGRE, em todos os jogos que saiu atrás do marcador, nesta Série B, jamais conseguiu virar um jogo. Somente empatar. Um time que toma gol e não tem preparo técnico, tático e psicológico para buscar o placar. Assim não dá ! Isso é uma vergonha (by Boris Casoy).


Bom, retomando os jogos dos times do sul, agora falo do Paraná Clube, que também caiu bastante de produção na Série B

e, a exemplo do Criciúma, também irá lutar para permanecer na segundona brasileira. Após ser derrotado pelo nada tradicional Atlético-GO, no Durival de Brito, em Curitiba, o tricolor paranaense terá que lutar muito também para garantir sua permanência na Série B !


Na Série C, os times do Sul foram muito bem. Neste final de semana, foi realizada a 18ª - e última - rodada da fase de classificação. No grupo A, composto em sua maioria por times do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, foram realizados os seguintes jogos: Cuiabá-MT 2 x 1 Icasa-CE; ASA-AL 1 x 0 Vila Nova-GO; Salgueiro-PE 0 x 1 Confiança-SE; América-RN 4 x 1 Botafogo-PB e Fortaleza 4 x 1 Águia-PA. Das dez equipes, apenas quatro seguem sonhando com o acesso à Série B: Fortaleza, ASA, Vila Nova e Confiança. Neste grupo, foram rebaixados à Série D de 2016 Águia-PA e Icasa-CE. 

Pelo grupo B, composto por equipes do Sul e Sudeste, só foram conhecidos os dois últimos classificados à fase de quartas de final, hoje. Foi uma rodada com fortes emoções e um teste para cardíacos ! Resultados da última rodada: Juventude-RS 3 x 0 Guaratinguetá; Portuguesa 1 x 0 Tombense-MG; Madureira-RJ 0 x 1 Londrina; Guarani 5 x 3 Caxias e Tupi-MG 0 x 2 Brasil de Pelotas. Acompanhei boa parte do jogo da Lusa, diante do fraco Tombense. Mesmo jogando em seu Estádio, Canindé, em São Paulo, não foi nada fácil para o time lusitano carimbar sua vaga na próxima fase. O time dominou boa parte do primeiro tempo e perdeu inúmeras chances de gol na segunda etapa. Numa delas, a bola bateu na trave momentos antes do gol salvador, que carimbou o passaporte da Lusa para a fase de mata-mata. Com isso, a Lusa continua mais viva do que nunca em busca do retorno à Série B ! Quem não gostou do resultado da Lusa foi o Juventude, de Caxias do Sul, que, apesar de ter vencido o já eliminado Guaratinguetá, por 3 a 0, ficou no meio do caminho mais uma vez e terá de disputar a Série C, novamente, em 2016. O Juventude precisava vencer e torcer por tropeços, ou do Brasil, que venceu fora de casa, ou da Lusa. Mesmo assim, a "papada" ficou somente no "quase" pois faltou apenas 1 gol para time de Caxias eliminar o rival gaúcho Brasil e avançar à próxima fase. Caso tivesse vencido o Guará por 4 a 0, a vaga seria do Ju pelo número de gols marcados. Mas a sorte - e competência - estiveram ao lado do Brasil, que foi a Juiz de Fora (MG) e não tomou conhecimento do já classificado Tupi ! Venceu por 2 a 0 e garantiu presença na fase decisiva. O Londrina que, a exemplo do Tupi, já estava garantido, derrotou o rebaixado Madureira-RJ, por 1 a 0, jogando no RJ.


Com os resultados da última rodada nos grupos A e B, foram definidos os jogos válidos pelas quartas-de-finais da Série C, disputados em jogos de ida e volta e valendo vaga para a Série B de 2016 ! Dos 8 classificados, apenas duas são do Sul - Brasil/RS e Londrina/PR. Juventude, de Caxias e o tradicional Guarani, de Campinas, não conseguiram a classificação e permaneceram na Série C. Para azar dos gaúchos, o Caxias foi rebaixado para a quarta divisão nacional, além do Madureira-RJ.

Confira os duelos da fase mata-mata:

Fortaleza x Brasil de Pelotas (RS)
ASA (AL) x Tupi, de Juiz de Fora (MG)
Vila Nova (GO) x Portuguesa
Confiança (SE) x Londrina

Fortaleza, ASA, Portuguesa e Londrina fazem o jogo decisivo em casa. O regulamento prevê que, após os dois jogos, se houver empate por saldo de gols, o número de gols marcados na casa do adversário será critério de desempate (como acontece na Copa do Brasil e Libertadores). Caso a igualdade permaneça, cobrança de pênaltis para a definição da vaga !
Assim, temos a chance de ter mais duas equipes do Sul na Série B do ano que vem: Brasil de Pelotas e Londrina.

Pela Série D do Brasileiro, foram disputados os jogos de ida da fase de oitavas de final. Esta fase ainda não decide os quatro promovidos à Série C. São 16 equipes brigando para ficar entre as 8 que irão brigar, aí sim, pelo acesso à terceirona de 2016.
Os gaúchos Lajeadense e Ypiranga começaram muito bem, vencendo seus jogos de ida.
Enquanto o Ypiranga foi até o Acre enfrentar o Rio Branco e o forte calor do Norte do país, o Lajeadense recebeu o Central, de Caruaru, agreste de Pernambuco. O Ypiranga venceu o time da capital do Acre, por 1 a 0, no belo Estádio "Arena da Floresta", um dos Estádios que estavam cotados a receber jogos da Copa de 2014. Já o Lajeadense mandou melhor ainda. Goleou o Central-PE, em solo gaúcho, por 4 a 0, praticamente encaminhando sua vaga às quartas de final !
O Operário de Ponta Grossa, único representante paranaense nesta fase da competição, largou em vantagem perante o Campinense, da Paraíba. Venceu por 1 a 0 e agora joga por qualquer empate para se classificar à próxima fase. Caso perca por 1 a 0, decisão por pênaltis e derrotas por um gol de diferença, a partir de 2 a 1 e 3 a 2, garantem a vaga ao time do interior paranaense.
Outros resultados dos jogos de ida das oitavas-de-finais da Série D 2015: Palmas (TO) 1 x 0 Remo (PA); Caldense (MG) 1 x 1 Rio Branco (ES); Coruripe (AL) 0 x 3 São Caetano (SP); Estanciano (SE) 2 x 1 Ríver (PI) e Botafogo de Rib. Preto (SP) 3 x 0 Crac (GO).


Pela Série A, a rodada, em geral, foi ruim para 7 dos 8 representantes do Sul do Brasil. Somente o Grêmio obteve a vitória - justamente em cima de outro sulino, o Avaí !

A equipe gremista derrotou o "azurra", jogando em sua Arena, pelo placar de 3 a 1. Enquanto isso, o Internacional jogou no domingo, às 11 horas da manhã, diante do Santos, na Vila Belmiro e foi derrotado por 3 a 1 pelo "Peixe".
Enquanto isso, o Joinville empatou por 2 a 2 com o Atlético-MG, jogando na Arena Joinville. 



O resultado até poderia ser bom para o JEC, pois o clube mineiro é forte mas, pela atuação situação do time do norte catarinense na tabela, acabou não sendo um resultado tão bom assim. Já o Figueirense foi derrotado no Orlando Scarpelli, pelo Corinthians, por 3 a 1. Enquanto isso, a Chapecoense, que havia jogado - e estreado - num jogo internacional (empatou com o Libertad, do Paraguai, em Assunção), foi ao Recife e sofreu o desgaste das viagens, sendo derrotado pelo Sport, ao natural, por 3 a 0. Lembrando que o deslocamento entre Chapecó até Assunção, capital do Paraguai, foi de ônibus e durou cerca de 12 horas. Logo após o jogo, os jogadores nem puderam se acomodar e já tiveram que partir - por avião - até a capital de Pernambuco. Mesmo que tenha sido de avião, uma viagem assim é muito longa, sem contar a pausa para conexão em São Paulo, ou seja, espera para troca de aeronave, para só então seguir viagem para o Recife. Mas é assim. Num Campeonato disputado num país de dimensões continentais, praticamente todos os clubes estão expostos a desgastes em viagens longas, diferente do que acontece em países menores, onde os deslocamentos não afetam em quase nada o desgaste dos jogadores.

Os times paranaenses também perderam. Enquanto o Atlético perdeu, jogando em sua Arena, por 2 a 1, para a Ponte Preta, o Coritiba foi derrotado pelo Cruzeiro, no Mineirão, por 2 a 0. Na tabela, o melhor gaúcho é o Grêmio, em 3º, com 51 pontos. O melhor catarinense é o Avaí, em 15º, com 32 pontos e o melhor entre os paranaenses é o Atlético, em 11º, com 38 pontos. Detalhe: dos 4 últimos de momento, que seriam rebaixados à Série B, três são catarinenses: Chapecoense, Figueirense e Joinville juntam-se ao Vasco, que vem numa crescente. A situação mais delicada é o time da cidade da dança, que figura na lanterna da competição, com míseros 24 pontos. Situação preocupante para os clubes de Santa Catarina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !