Anuncie !

Anuncie !

segunda-feira, 2 de março de 2015

Restam 3 vagas para o hexagonal !

A 8ª e penúltima rodada da Primeira Fase do Catarinão 2015 garantiu mais um clube no hexagonal decisivo, que irá apontar os 2 que farão a finalíssima. O Metropolitano, de Blumenau, conseguiu quebrar o jejum de vitórias como mandante, jogando no Estádio do SESI, em Blumenau. Venceu o Joinville por 1 a 0 e garantiu presença no hexagonal final.

O time de Blumenau, inclusive, está muito próximo de se garantir, também, na Série D do Campeonato Brasileiro. Para isso acontecer ao término da última rodada, seria necessário que, das 3 equipes "pequenas" que disputam a vaga, apenas uma consiga vaga no hexagonal. Caso o hexagonal seja composto por 3 ou mais equipes "fora de série", os 2 classificado para a Quarta Divisão serão conhecidos somente após o término do hexagonal.

Dois clubes já estão no quadrangular da "morte" e brigarão para não cair para a Segundona. O Avaí, que perderá 6 pontos por escalação irregular de um jogador e o Atlético de Ibirama, que não possui mais chances de se garantir entre os 6 melhores.

São 5 times brigando pelas 3 vagas restantes pro hexagonal. São eles, por ordem de classificação no momento: Criciúma, Joinville, Guarani de Palhoça, Inter de Lages e Marcílio Dias.

O Criciúma vai a Ibirama enfrentar o Atlético, precisando vencer para não depender de outros resultados. O JEC está numa situação muito parecida com a do Tigre. Precisa derrotar a Chapecoense, jogando na Arena Joinville, se não quiser depender dos outros. Ademais, o Guarani depende de si mesmo, também. O time de Palhoça precisa vencer o Marcílio Dias, em Itajaí, se não quiser depender de combinações de resultados.

O Inter de Lages recebe o Avaí, no Estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages, e necessita vencer, também. Se vencer, garante vaga no hexagonal. Se empatar, as chances diminuem bastante e, se perder pro "Leão" da capital, estará fora da briga pelo título e vaga na Série D. O Marcílio Dias, que hoje ocupa a 8ª colocação, precisa vencer e ainda torcer por uma série de combinações de resultados. Dos clubes que ainda estão no páreo, a situação mais delicada é a do time de Itajaí. E a situação do "Marinheiro" poderá se agravar ainda mais caso perca 6 pontos por suposta escalação irregular de um jogador. Se perder 6 pontos, estará fora do hexagonal e se juntará a Avaí e Atlético de Ibirama, no quadrangular do rebaixamento. Restaria uma vaga.

Tenho acompanhado vários jogos do Catarinão 2015 e, sob a minha ótica, os favoritos ao título são Chapecoense e Figueirense, que conseguiram "encaixar" bem os seus times. Se continuarem a apresentar bom futebol, também, no hexagonal, creio que o título ficará com um deles. Mas, os amantes do futebol sabem que, às vezes, o futebol é uma "caixinha de surpresas" e quê até aqueles times que não estão jogando um futebol no mínimo razoável, também podem surpreender. É o caso dos "grandes" Criciúma e Joinville. Até o momento, os times do sul e norte de SC, respectivamente, não conseguiram formar plantéis que os habilitem a buscar o título. Se continuar jogando esse futebol fraco e sem brilho, os 2, tanto JEC quanto TIGRE, terão menos chances de brigar pelo título, caso adentrarem ao hexagonal final.

Mas quero ressaltar que o Metropolitano, de Blumenau, se continuar fazendo boas apresentações, poderá ser a grande surpresa no término do Estadual. O time de Blumenau começou o campeonato muito mal mas, a partir da metade do caminho, começou uma grande "escalada", que o colocou no hexagonal. O futebol apresentado pelo Metrô nos últimos jogos o credencia como uma provável surpresa, indo além da vaga na Série D e, até mesmo, conquistando vaga para as finais.

Cabe ressaltar que, a partir do início do Hexagonal e, também, do quadrangular do rebaixamento, todos os pontos obtidos pelas equipes na primeira fase, serão zerados. Ou seja, a Chapecoense, que lidera o Campeonato, iniciará o hexagonal de maneira semelhante ao clube que se classificar em 6º. Vejo que este regulamento não é o mais correto mas foram os clubes que aceitaram, em sua maioria ! Os pontos obtidos na fase inicial, também deveriam contar na sequência do Campeonato.

Dos 5 jogos que serão disputados nesta quarta-feira, somente Figueirense x Metropolitano, no Estádio Orlando Scarpelli, em Floripa, será apenas para cumprir tabela. Nos demais jogos, todos eles terão, pelo menos, uma equipe visando a classificação para o hexagonal. Destaque para o jogo entre Marcílio Dias x Guarani de Palhoça que, mesmo sendo um jogo entre times considerados pequenos em SC, deverá "pegar fogo" pelo fato de que só a vitória interessa a ambos, em especial ao Marcílio. O Guarani possui uma remota chance de se garantir no hexagonal, mesmo com derrota.

O jogo entre Inter de Lages x Avaí não vale absolutamente nada ao Leão da capital, que já está se preparando para disputar o quadrangular e tentar escapar do abismo da queda para a Segundona Catarinense. O jogo entre JEC x Chapecoense até promete, mas como a Chape já está garantida no hexagonal, o jogo poderá até se tornar mais fácil para o time da maior cidade do Estado. Em Ibirama, mesmo com o time da casa não tendo mais chances de ingressar no hexagonal, o jogo promete ser "quente" pois, jogando em casa, o Atlético Hermann Aichinger sempre costuma complicar para os "grandes", independentemente da posição que ocupa na tabela de classificação.

E a última rodada promete ser de fortes emoções ! Ficarei de olho para, ao término, fazer outra análise aprofundada aqui no meu blog !

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !