Anuncie !

Anuncie !

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Penúltima rodada pode ser decisiva !

A penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense 2015, poderá apontar, com 1 rodada de antecedência, os 6 classificados ao hexagonal final e os 4 que brigarão contra o descenso.

Como todos os jogos são de interesse de todos os clubes, o horário dos jogos da 8ª rodada serão realizados no mesmo horário, às 16 horas do dia 1º de Março de 2015.

Além dos já classificados Chapecoense e Figueirense, com 16 e 15 pontos, respectivamente, o Metropolitano já está virtualmente garantido, também, no hexagonal. Com isso, 6 times estão na briga pelas últimas 3 vagas. O Avaí está fora pois deverá perder 6 pontos no TJD, em virtude de escalação irregular de um jogador, durante jogo diante do Marcílio Dias, em que venceu por 4 a 3. Segundo o regulamento, neste caso, o time perde os pontos do jogo e mais 3, o quê totaliza 6 pontos. Há uma chance, também, do próprio Marcílio Dias também perder 6 pontos, mas esta mais remota.

A surpresa negativa do Estadual, até o momento, é a ausência do Avaí na briga pelo título. O "leão da ilha" irá disputar um quadrangular e tentar escapar do vexame do rebaixamento para a Segundona do Catarinense. Detalhe: o Avaí faz parte da Série A - a "nata" - do futebol brasileiro !

Dos 5 times "pequenos" de SC, que não figuram em nenhuma divisão do futebol brasileiro, todos ainda possuem chances de tentar se garantir na Série D. O Metropolitano, de Blumenau, só perde a vaga na D caso aconteça uma improvável combinação de resultados nesta reta final da competição.

Cabe ressaltar que o time de Blumenau vai muito bem nos jogos fora de casa e não consegue repetir as mesmas atuações jogando no Estádio do SESI. E para reforçar esta tese, as 3 vitórias obtidas pelo "Metrô", até agora, foram em jogos como visitante. Além disso, o "verdão" de Blumenau venceu fora times de "ponta", como Avaí e Criciúma, além de ter vencido, também, na última rodada, o Atlético de Ibirama, em seus domínios, façanha difícil de ser conquistada, haja visto que o clube de Ibirama sempre "aperta o cerco" quando joga em seu acanhado Estádio Hermann Aichinger, em Ibirama, Alto Vale.

Se contarmos com a presença garantida do Metrô na disputa da Série D deste ano, resta apenas 1 vaga, que será disputada, acredito eu, até a última rodada. Santa Catarina terá 2 representantes na Quarta Divisão nacional. Os 2 favoritos para a segunda vaga são: Inter de Lages e Marcílio Dias. Guarani de Palhoça e Atlético de Ibirama "correm por fora". Entretanto, há chances para todos os 4 conseguirem alcançar a vaga restante à Série D.

Mas voltando ao assunto dos classificados para o hexagonal, me arrisco a dizer que, além de Chapecoense, Figueirense e Metropolitano estarem garantidos, o Joinville também está muito próximo da vaga. Os 2 últimos jogos do JEC são: Metropolitano, em Blumenau, e fecha a primeira fase jogando na Arena Joinville, com o apoio de seu torcedor.

Então, com isso, restariam apenas 2 vagas para o hexagonal. O Criciúma, time de tradição no Estado e dono da maior conquista de um clube de SC (Copa do Brasil 1991), corre o risco de ficar de fora, a exemplo do Avaí, e ter que disputar o "quadrangular da morte", assim designado devido ao fato de quê o único objetivo dos clubes que o comporão, é evitar o rebaixamento. 2 times serão rebaixados para a Segundona de 2016.

Ressalto, antes de vir à tona qualquer polêmica a esse respeito, no caso de um suposto rebaixamento de Avaí ou Criciúma, o regulamento permite, sim, que um clube, mesmo não disputando a Elite de seu Estado, jogue a Série A e B do Brasileirão normalmente !

Dos 5 jogos que serão disputados neste domingo, somente 1 dele não terá interesses de ambos os lados e, justamente, esse jogo será o clássico da capital, entre Avaí e Figueirense, na Ressacada. O Figueira, já garantido no hexagonal, poderá entrar em campo com um time misto.

Já o Avaí, que dificilmente escapará da punição, com a perda de 6 pontos, também não alimenta nada mais nesta etapa. Jogará o clássico e o último jogo, diante do Inter, em Lages, apenas para cumprir tabela. O foco principal do Avaí para o Estadual é, somente, escapar da degola !

Um confronto interessante será realizado no Sul. No Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, o time da casa enfrenta um animado Marcílio Dias que, com os últimos resultados, conseguiu aproximar-se do G-6. O vencedor desse jogo irá encaminhar uma vaga ao hexagonal.

Quem sair derrotado, dificilmente irá conseguir adentrar no hexagonal. Empate é ruim para ambos. Promessa de "jogo aberto", em Criciúma, com as duas equipes buscando o ataque o tempo todo. Me arrisco a dizer que este deverá ser o melhor jogo da rodada !

Outro confronto interessante desta penúltima rodada será entre Guarani de Palhoça e Inter de Lages, na cidade de Palhoça. Nesse jogo, somente o vencedor manterá as chances de classificação. Empate praticamente elimina ambos do hexagonal. Quem perder, está fora.

É o Catarinão 2015 pegando fogo ! E ainda estamos na primeira fase ! Muitas emoções virão !

6 comentários:

  1. Du querido, não entendo nadinha de futebol, mas você escreve muito bem... parabéns.. sucesso... beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza teremos um emocionante hexagonal final, ainda mais no caso de Joinville e Criciuma confirmarem suas vagas. A regularidade entre as equipes do nosso estado torna o Catarinense um dos melhores campeonatos estaduais de se ver, o que é muito bom para nós, os amantes do futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Edson. Você conseguiu resumir bem a situação do Catarinão 2015 !

      Excluir
  3. Muito bem escrito, Eduardo! Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !