Anuncie !

Anuncie !

domingo, 22 de março de 2015

Hexagonal emocionante e Avaí decepcionante !

A rodada do Hexagonal do Campeonato Catarinense 2015 neste final de semana não teve grandes surpresas.

No sábado, dia 21/03, o Inter de Lages recebeu o Joinville, num jogo em que o JEC conseguiu impor seu ritmo de jogo e venceu o time serrano pelo placar simples: 1 a 0. Já hoje, domingo, dia 22/03, mais dois jogos fecharam a quarta rodada do hexagonal. Em Chapecó, no encontro entre os "verdões do oeste" e "verdão do Vale", o time da casa não deu chances ao adversário e pressionou desde o início, sufocando o Metropolitano que, acuado, só não tomou mais gols pela boa atuação de sua defesa e, também, pela incompetência do ataque do time da casa. Fechando a quarta rodada, o Criciúma, que não vêm mostrando um futebol convincente, conseguiu arrancar um empate diante do até então melhor time do Campeonato. O Figueira, junto à Chapecoense, são os times mais estáveis até o momento.

O Tigre surpreendeu os alvi-negros, jogando de igual pra igual com o "furacão" do Estreito. Não jogou retrancado e até teve algumas boas chances de marcar. No último lance de perigo do jogo, o Tigre, por pouco, não conseguiu a vitória. Numa falta próxima ao "bico" da grande área, na diagonal, o Tigre levantou a bola pra área do furacão do estreito e o zagueiro do Figueira se atrapalhou todo, fazendo a bola "beijar" caprichosamente o travessão ! Final de jogo e empate com sabor de derrota para o Tigre. Se tivesse ganho o jogo, estaria, logicamente, muito mais vivo no hexagonal.
Agora que restam 6 rodadas para o término do Hexagonal, todas as equipes ainda possuem chances de classificação. Pelo que vêm jogando até o momento, os favoritos a disputar o título são, na ordem, a mesma da tabela de classificação. Ou seja, Figueira e Chape estão um passo à frente em relação aos demais. O JEC "colou" nos dois e pode chegar também. Já do Inter de Lages (4º) pra baixo é muito improvável, para não dizer impossível, que o Colorado Lageano mais Metropolitano e Criciúma, venham a disputar o título.

Eu, que venho acompanhando os jogos, aposto minhas fichas que os 2 finalistas do Catarinão 2015 serão dois desses três: Figueira, Chapecoense ou Joinville. Não deve fugir disso. Inter de Lages também está no páreo mas precisa surpreender. Já Metrô e Tigre dependem, praticamente, de um milagre. Nem tanto pela situação na tabela mas pelo que vêm jogando, mesmo que neste último confronto, diante do Figueira, o Tigre tenha praticado um futebol de boa qualidade, tendo feito o seu melhor jogo no Estadual até o momento. Será que o Tigre está, mesmo, em ascensão ? É o que veremos nas próximas rodadas.

Falando mais particularmente do time de Blumenau, a minha opinião a respeito é o seguinte: se o Metrô conseguir alcançar a Série C, é a hora da diretoria, empresários, torcedores e políticos de Blumenau e região unirem-se com um só objetivo: fazer um futebol forte, em Blumenau e, também, a construção de um Estádio Municipal com capacidade para, no mínimo, 15 mil torcedores. Temos 2 exemplos de Estádios Municipais que deram certo e foram construídos em épocas que, tanto o JEC e a Chapecoense estavam "fora de série" ou na Série D. Ou seja, as prefeituras de Joinville e Chapecó conseguiram unir forças e solidificaram o sonho de um Estádio em formato de Arena, novo e confortável. Muitos falam em fechar o "anel" do SESI mas não sei se isto seria possível. A cidade de Blumenau, pela sua posição econômica e social em destaque, não só em âmbito Estadual mas, também, nacional, merece muito uma Arena confortável para que o torcedor do Vale do Itajaí vá aos jogos e assista os times da cidade de maneira confortável ! Enquanto o Metrô vai em busca de vaga na "C", o BEC (Blumenau) disputará a Segundona Catarinense deste ano.

No quadrangular do rebaixamento ou da "morte", como alguns o denominam, houve surpresa. Não em Ibirama, onde o time da casa bateu o Guarani de Palhoça por 3 a 1. Mas a surpresa veio de Itajaí. O Avaí, time de Série A do Brasileirão, perdeu de virada para o Marcílio Dias, jogando no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. O "Marinheiro" venceu por 2 a 1, com direito a gol do experiente atacante Schwenck, aos 44 da segunda etapa e determinando um tropeço que poderá custar muito caro ao Avaí no término deste quadrangular. O "leão da ilha" já não vêm mostrando um futebol convincente desde a primeira fase. Os 3 últimos jogos do Avaí (2 em casa) serão de grande tensão e sofrimento para o seu torcedor.

Caso não consiga pelo menos duas vitórias nos jogos restantes, o time da capital corre sério risco de cair para a Segundona do Catarinense e, se isso acontecer, não seria a primeira vez que o Avaí disputaria a Segundona. Nos anos 90, o time da ilha também chegou a disputar a Segundona. Entretanto, mesmo que a pior das hipóteses aconteça, nada impede que o time avaiano dispute a famigerada Série A do futebol brasileiro. Agora, convenhamos: suponhamos que, se um time for disputar a Segundona de seu Estado, tendo pela frente uma Série A de Brasileirão, que conta em sua maioria por clubes de tradição e "poder de fogo" no futebol nacional. O quê o torcedor pode esperar ? É bem verdade que são realidades diferentes. Uma coisa é disputar um regional (estadual). Outra, é disputar uma Elite Nacional. Espera-se que o Avaí irá se reforçar muito e, mesmo asim, a tendência natural é de que o time da capital de SC venha a disputar a Elite apenas com o objetivo de não cair para a Série B!

Confira os resultados e classificação, tanto do hexagonal do título, quanto do quadrangular do rebaixamento:

Hexagonal do título

Sábado, dia 21/03 - Inter de Lages 0 x 1 Joinville
Domingo, dia 22/03 - Chapecoense 1 x 0 Metropolitano
Figueirense 0 x 0 Criciúma


Classificação do hexagonal

1º) Figueirense - 8 pts
2º) Chapecoense - 8 pts
3º) Joinville - 7 pts
4º) Inter de Lages 4 pts
5º) Metropolitano 3 pts
6º) Criciúma - 2 pts


Jogos da quadrangular do rebaixamento

Domingo, dia 22/03

Atlético de Ibirama 3 x 1 Guarani de Palhoça
Marcílio Dias 2 x 1 Avaí


Classificação do quadrangular do rebaixamento

1º) Atlético de Ibirama - 6 pts
2º) Marcílio Dias - 6 pts
3º) Gurani - 3 pts
4º) Avaí - 3 pts


No Campeonato Gaúcho, a dupla Gre-Nal conseguiu vencer seus jogos, novamente. A classificação momentânea aponta o Grêmio como líder e o colorado, vice-líder, mas com um jogo a menos !
Jogando na "terra da longevidade", Veranópolis, o time da casa não conseguiu segurar o Inter e foi derrotado por 1 a 0. Já o tricolor gaúcho venceu o Lajeadense, na Arena, por 2 a 0.

No futebol mundial, destaque para dois grandes confrontos europeus!

Pela Premier League, primeira divisão inglesa, o Manchester United levou a melhor sobre seu arqui-rival Liverpool. Vitória por 2 a 1, mesmo jogando fora de casa. Desta maneira, o time da terra dos Beatles (Liverpool)
perdeu a chance de ultrapassar os "reds" na tabela da liga inglesa. Com a vitória, a diferença entre o Manchester United, 4º colocado, para o Liverpool, 5º, passou de 2 para 5 pontos. O Liverpool precisava da vitória para ultrapassar e até mesmo o empate era favorável ao Manchester United.

Outro confronto importantíssimo foi o "Clássico das Estrelas", pelo Campeonato Espanhol. Restando 10 rodadas para o término da competição, o Barcelona, que estava 1 ponto à frente do Real Madrid, conseguiu abrir 4 pontos de vantagem sobre seu maior arqui-rival. Ao Real, restava somente a vitória se quisesse ultrapassar o Barça. Um empate também não seria trágico, pois manteria a vantagem de apenas 1 ponto e 1 ponto é uma vantagem desconfortável para times deste nível.

Vejam porque esses dois clubes são considerados gigantes do futebol mundial:

Títulos espanhóis

Barcelona - 22
Real Madrid - 32


Champions League (Liga dos Campeões da Europa)

Barcelona - 4
Real Madrid - 10


Mundiais da FIFA

Barça - 2
Real - 4


Pelo Campeonato Carioca, o clássico entre Flamengo e Vasco foi bem disputado. O jogo chegou a ser paralisado por cerca de 30 minutos devido às fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro hoje, dia 22/03/2015. Mas, enquanto eu redigia meu blog, o jogo terminou e o Fla conquistou importante vitória sobre seu maior arqui-rival. Final, Flamengo 2 x 1 Vasco da Gama.

Amigos leitores, muito obrigado por acompanhar meu trabalho ! Alguns deles já deram algumas sugestões, como a colocação de fotos e imagens, para tornar o blog mais atraente para o internauta. Ressalto que, em breve, devo dar uma remodelada e incluir tais fotos e, talvez, links para sites esportivos importantes e para vídeos do youtube, também.

Volto a "entrar em cena" após as rodadas do meio de semana, com Champions, Libertadores, Copa do Brasil e Campeonatos Estaduais, tudo passado a limpo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !