O hexagonal decisivo do Catarinão 2015 começou disputado ! Dos 3 jogos disputados, somente num, um time saiu de campo vitorioso !
Apenas o JEC conseguiu vencer na abertura do hexagonal final. O time da "cidade das flores" venceu o Metropolitano, de Blumenau, na Arena Joinville, por 2 a 1, de virada e garantiu a liderança momentânea desta fase. Os outros 2 jogos terminaram empatados. Em Criciúma, após sair atrás no marcador, o TIGRE conseguiu buscar o empate, diante da forte Chapecoense. Já em Lages, apesar de amplo domínio dos donos da casa, o Figueira conseguiu arrancar um empate diante do Inter de Lages ("coloradinho" da Serra Catarinense). O jogo disputado no Estádio Vidal Ramos Júnior (tio Vida), em Lages, terminou empatado em 1 a 1.
Resultados da primeira rodada:
Sábado, dia 7/03 - Criciúma 1 x 1 Chapecoense
Domingo, dia 08/03
Inter de Lages 1 x 1 Figueirense
Joinville 2 x 1 Metropolitano, de Blumenau
A maior surpresa desta primeira rodada, por incrível que pareça, foi a vitória do JEC, em seus domínios pois o time da Manchester Catarinense foi muito mal na primeira fase e quase ficou de fora do hexagonal. Novamente, voltou a apresentar um futebol muito abaixo de um time de tradição e que irá figurar entre os 20 melhores clubes do país, no Brasileirão Série A de 2015 ! A meu ver, se o JEC não quiser brigar pra não cair no Brasileirão, que seria até uma tendência natural, terá que se reforçar muito ainda ! O mesmo vale para o Criciúma, que anda jogando um futebol fraco e irregular, sendo que a Série B do Brasileirão, em 2015, contará com muitos times de porte "médio", mas de tradição, como Vitória, Bahia, América-MG, Paraná, Santa Cruz, Náutico, Paysandu, entre outros.
No caso do Metropolitano e do Inter de Lages, em que ambos já garantiram vaga à Série D por estarem entre os melhores classificados entre os times "fora de série", há que se ressaltar que, tanto Inter quanto Metrô, se continuarem apresentando um futebol convincente como vêm fazendo, têm muitas chances de alcançar suas metas. A meta na Série D não é outra: é subir do "inferno" da Série D para uma mais valorizada Série C, ainda mais depois que as 3 principais divisões do futebol nacional passaram a contar com 20 times, cada.
O Figueira e a Chapecoense são, a meu ver, os grandes favoritos para alcançarem classificação para as finais, disputadas em jogos de ida e volta. Somente o 1º e 2º colocados do hexagonal garantirão presença na grande finalíssima, sendo que o time de melhor campanha tem o direito de fazer a partida final - e decisiva - em seus domínios.
Sobre o Quadrangular da "morte"
O chamado quadrangular da "morte", ou do rebaixamento, assim chamado porque serve apenas para definir quais os times rebaixados pra Segundona, terminaram sem surpresas. Hoje, na Ressacada, em Florianópolis, o Avaí venceu o Atlético de Ibirama por 2 a 0 e, em Itajaí, o Marcílio Dias, que fez boas atuações na primeira fase, derrotou o Guarani de Palhoça, jogando no Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, Estádio chamado de "o gigante das Avenidas" !
Com isso, Avaí e Marcílio saíram na frente num "torneio" de tiro curto. O quadrangular terá mais 5 rodadas para a definição dos rebaixados e dos que escaparão da degola. Penso eu que os favoritos para cair são Guarani de Palhoça e Atlético de Ibirama. Entretanto, estamos falando de futebol e tudo pode acontecer ! Mesmo que Avaí e Marcílio Dias tenham, teoricamente, elencos superiores, não podemos afirmar, de certeza, que ambos escaparão do pior. Mas tudo indica que, principalmente o Avaí, consiga ter mais facilidade em se garantir na Elite de SC para 2016, por ter um elenco mais qualificado que os demais.
Classificação do Hexagonal Final, após a Primeira Rodada, ficou assim:
1º) Joinville - 3 pts
2º) Chapecoense - 1 p
Figueirense - 1 p
Criciúma - 1 p
Inter de Lages - 1 p
6º) Metropolitano - 0 p
Muitas emoções nos esperam aos amantes do futebol "barriga-verde" ! Um futebol que, a cada ano que passa, mostra, principalmente para os times de "ponta" do país, como fazer bom futebol com pouco dinheiro em caixa! Um exemplo para os chamados "gigantes" do nosso futebol!
Vamos continuar acompanhando !
Só para lembrar: no RS, nosso Estado vizinho, o Campeonato Gaúcho teve enfrentamentos diretos entre a dupla Gre-Nal e a dupla da Serra Gaúcha. Jogando em Porto Alegre, o Grêmio passou pelo Caxias, vencendo por 3 a 1, no sábado dia 07/03. Jogando hoje, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o colorado foi dominado pelo time da casa. Vitória do Juventude por 1 a 0, jogando novamente de uniforme laranja. Eu sou torcedor do futebol do Sul e não concordo que o Ju utilize uniforme na cor laranja mas, eles devem saber o motivo disso ! O Ju sempre foi verde, a "papada", sua grande torcida, sempre viu seu time usar uniforme verde ou branco. Já a "falange", do Caxias, deve estar preocupada com a atual situação da equipe na tabela de classificação.
Se o gauchão terminasse hoje, o Caxias estaria rebaixado para a Segundona gaúcha. Cabe ressaltar que, tanto a dupla Ca-Ju quanto o Brasil de Pelotas (que ainda lidera o Gauchão) terão presença garantida na Série C do Brasileirão. Depois de despencar para a Quarta Divisão, o Juventude finalmente conseguiu ascender um estágio e hoje figura na "C". Não lembro qual foi o último ano da SER Caxias na Elite Nacional. Já o Brasil fez história ! O Brasil de Pelotas foi o time do interior gaúcho a alcançar o maior posto num Campeonato Brasileiro.Terminou o Brasileirão de 1985 em 3º lugar ! Já o "dono" do maior título da história do interior gaúcho foi o Juventude. O time de Caxias foi campeão da Copa do Brasil de 1999, derrotando o Botafogo, na grande final !
Sintetizando como anda o quadro dos times do Sul, momentaneamente, a nível nacional:
Série A
SC - Joinville (JEC), Figueirense (Figueira), Avaí (Leão) e Chapecoense (índio)
RS - Grêmio (imortal) e Internacional (o time do povo)
PR - Atlético-PR (furacão) e Coritiba (Côxa)
Série B
SC - Criciúma (Tigre)
RS - Nenhum time
PR - Paraná Clube (tricolor)
Série C
SC - Nenhum time
RS - Juventude (Papagaio, Papada), Caxias (grená, falange) e Brasil de Pelotas (Xavante)
PR - Londrina (Tubarão)
Série D
SC - Metropolitano e Inter de Lages
RS - Sem definição até o momento
PR - Sem definição até o momento
Libertadores (análise dos brasileiros)
Os 2 clubes brasileiros em melhor situação, até o momento, na maior competição da América são: Corinthians e Internacional, que acumulam 2 vitórias, cada. Num degrau mais abaixo vêm, na ordem, São Paulo, Cruzeiro e, por último, o Atlético-MG. O "galo" é o único brasileiro que ainda não pontuou até agora na competição mas, mesmo assim, mantém chances de classificação, e terá que vencer jogos fora de casa, também.
Vejo que na Libertadores de 2015, a minha modesta opinião é que o Campeão da América deverá ser brasileiro ou argentino, pois são equipes mais acostumadas a grandes decisões, principalmente no "mata-mata", que vem logo em seguida à fase de grupos. "Correm por fora" os times da Bolívia, que evoluíram muito, além dos colombianos, paraguaios, chilenos e mexicanos. Esses últimos, mesmo caso venham a ganhar a Libertadores, não garantem presença no mundial de clubes da FIFA, pois lá vale a classificação no torneio da CONCACAF (Confederação de clubes e seleções da América do Norte, Central e Caribe).
Obrigado por acompanhar meu blog !
Ao término da próxima rodada estarei aqui, novamente, fazendo uma análise aprofundada do nosso futebol !
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !