Anuncie !

Anuncie !

quinta-feira, 12 de março de 2015

Chapeoense e Figueirense lideram hexagonal decisivo !

Após o término da segunda rodada do Hexagonal decisivo do Catarinão 2015, Chapecoense e Figueirense estão na ponta da tabela. Até aí nenhuma surpresa, pois as duas equipes foram as melhores na primeira fase e vêm jogando um futebol mais convincente em relação às outras 4 equipes que compõem o hexagonal. A surpresa é o Metropolitano que, mesmo tendo feito uma boa primeira fase, é um time, ainda, com pouca tradição no futebol de Santa Catarina.

O "verdão" de Blumenau conseguiu alcançar a terceira colocação momentânea na tabela, após bater o Criciúma, jogando no Estádio do SESI, em Blumenau.

Resultados da Segunda rodada:

Ontem, dia 11/03:

Chapecoense 2 x 0 Inter de Lages
Metropolitano 2 x 0 Criciúma

Hoje, dia 12/03

Figueirense 2 x 0 Joinville


Com estes resultados, Chapecoense e Figueirense figuram, no momento, na 1ª e 2ª colocação do hexagonal. Cabe ressaltar que somente os 2 primeiros colocados no hexagonal, farão os 2 jogos finais, que apontarão o grande Campeão do agora ainda mais valorizado Campeonato Catarinense !

A tabela de classificação ficou assim, após a segunda rodada:

1º) Chapecoense - 4 pts
2º) Figueirense - 4 pts
3º) Metropolitano - 3 pts
4º) Joinville - 3 pts
5º) Inter de Lages - 1 p
6º) Criciúma - 1 p


Apenas Inter de Lages e Criciúma ainda não conseguiram vencer no hexagonal. Mesmo assim, não podemos fazer qualquer tipo de projeção, já que ainda estamos no começo desta fase. Uma projeção agora, somente matemática. Aliás, o professor Kmarão, matemático que trabalha para o grupo RBS, disse que, para um time se classificar para a grande final, terá que obter, no mínimo, 18 pts, de acordo com a situação da classificação no momento !

Na próxima rodada, o TIGRE recebe o Inter de Lages. As duas equipes precisam muito da vitória para manter boas suas chances de ir à final. Já em Joinville, o JEC vai com tudo pra cima da Chapecoense. Um empate neste jogo favorece o time do oeste, pois estará jogando fora de casa e, se arrancar um empate na Arena Joinville, continuará 1 ponto à frente do time tricolor do norte catarinense.
Pelo futebol que vêm apresentando, mesmo com uma baixíssima folha salarial, principalmente comparado ao poder de fogo das equipes maiores de SC, o Metropolitano recebe, no SESI, o Figueira, que vem embalado pela vitória diante do JEC, jogando no Orlando Scarpelli, em Floripa.

Todos os jogos prometem fortes emoções. Mesmo o Campeonato, até agora, não ter tido nenhum jogo nota 10, cabe ressaltar que Santa Catarina contará com 4 equipes entre as 20 melhores do país no momento, ou seja, 4 catarinenses jogarão a Série "A", que começa em Maio. E o Criciúma jogará a "B", que também conta com 20 equipes, sendo que neste ano a Série "B" está forte, com times de porte pequeno a médio, mas com enorme potencial, como por exemplo: Bahia, Vitória, Paysandu, Santa Cruz, Náutico, América-MG, Ceará, Bragantino, Paraná e o sempre tradicional Botafogo, do Rio. Ou seja, das 20 equipes que compõem a Série B neste ano, pelo menos 11 são equipes que, por ora, já estiveram por muito tempo na Elite e acumularam grandes títulos.

Para se ter idéia de como a Série B deste ano será forte, o Bahia já foi campeão brasileiro da Série A. Vitória já foi vice-campeão brasileiro Série A. Paysandu já venceu a Copa do Nordeste e foi um dos poucos times brasileiros que alcançou a façanha de derrotar, em La Bombonera, o Boca Júniors, pela Libertadores de 2001 !
O Santa Cruz, equipe mais popular de Pernambuco, possui uma torcida fiel e apaixonante e, quando manda jogos no mundão do Arruda, quase sempre atrapalha a vida dos visitantes ! O Náutico não possui nenhum título mas é outra equipe que, volte e meia, está entre os grandes. América-MG também, sempre forte, voltando a ser a terceira força de Minas, perdendo apenas para Cruzeiro e Atlético-MG.

O "vozão" Ceará é outra equipe vitoriosa no cenário nacional. Já conseguiu um vice-campeonato da Copa do Brasil. Bragantino já foi campeão paulista de 1990, quando a equipe foi comandada pelo então inexperiente na época, Wanderley Luxemburgo. O Paraná Clube é outra "pedra no sapato" de muitos grandes e já conquistou a Série B do Brasileirão e sempre forte, principalmente quando joga diante de sua fanática torcida, em Curitiba-PR.

Para fechar a lista, o Botafogo dispensa comentários. Equipe de enorme tradição, com muitos títulos no futebol brasileiro e a tendência natural é de quê uma das quatro vagas deverá ser dele, Bota !

Sobre a Série A deste ano, o Estado com o maior número de participantes é São Paulo, tradionalmente o futebol mais forte do país, em âmbito geral. Já Santa Catarina vêm logo em seguida, com 4 equipes na Elite ! Sei que ainda não é o momento de fazer qualquer projeção sobre a Série A. Porém, a situação de momento das melhores equipes brasileiras, eu arrisco a dizer que os times paulistas: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Ponte Preta, pelo futebol praticado no momento, sairíam em vantagem se o campeonato começasse hoje. Logo atrás, destaco Cruzeiro e Internacional-RS. Equipes como Grêmio e Atlético-MG, pelo futebol de momento, seriam equipes instáveis. Os paranaenses Atlético-PR e Coritiba são times de tradição, mas atrás dos 7 primeiros que citei. Então, a situação de momento é seguinte: Série A de 2015 teria, hoje, 7 times capazes de brigar fortemente pelo título. E, se nada mudar, 10 equipes, entre eles contando os 4 catarinenses, brigarão para ficar, ao menos, na metade da tabela e lutar por, pelo menos, uma vaga na Copa Sul-Americana.

A briga por Libertadores, que classifica 2 times de forma direta e mais 2 para a fase qualificatória (pré-libertadores), deverá ficar, no máximo, entre 10 equipes, sendo que, como já mencionei acima, os times paulistas mais Cruzeiro e Internacional seriam, hoje, os favoritos. Mas, muita coisa ainda pode mudar e é justamente isso que torna o futebol o esporte mais apaixonante do mundo !

Pelo Campeonato Gaúcho, nosso Estado vizinho, destaco as vitórias da dupla Gre-Nal, na rodada do meio de semana. O time "B" do Inter bateu o Aimoré de São Leopoldo, no Beira-Rio, com um fácil 3 a 0. Já o Grêmio suou para derrotar o Ypiranga, de Erechim, jogando na casa do adversário. O tricolor gaúcho conseguiu a vantagem mínima, 1 a 0, e já figura na terceira colocação do Gauchão 2015. Um dado interessante é que, se Campeonato terminasse hoje, teríamos clássico Gre-Nal nas oitavas-de-finais e o Grêmio teria a vantagem de jogar o jogo único, na Arena, com vantagem do empate, para avançar. Mas é muito provável que isso deva mudar, já que ainda restam 5 rodadas para o término da fase classicatória.

Já pela Liga dos Campeões da Europa (liga dos times milionários), cabe destacar a bravura do Paris Saint Germain. A equipe parisiense, que havia empatado com o Chelsea, por 1 a 1 em Saint Dennis (Paris), foi a Londres com a dura missão de vencer ou empatar acima de 1 a 1, contra a equipe de Mourinho e conseguiu alcançar o êxito, após estar duas vezes atrás no marcador. Na raça, a equipe francessa conseguiu arrancar um empate por 2 a 2 (1 a 1 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação) e o resultado de 2 a 2 (agregado à prorrogação) deu à equipe francesa, a classificação às quartas-de-finais da maior competição de clubes do planeta ! Na próxima semana, um jogo promete ser "quente". O Barcelona recebe o Manchester City, que venceu o time de Neymar, na Inglaterra, por 2 a 1. O time inglês joga por qualquer empate. Já o Barça precisa de uma vitória simples, por 1 a 0 ou por 2 gols de diferença, caso o time de Manchester marque gol.

Antes de encerrar, não tenho como não comentar um gol anotado por Ricardo Oliveira, do Santos, diante do Palmeiras, no Paulistão 2015 ! O centro-avante se livrou do zagueiro e deu uma "cavadinha" por cima do goleiro, marcando um golaço, talvez um dos gols mais bonitos de 2015 em todo o mundo ! Me arrisco a dizer que esse gol possa vir a ser um dos 3 indicados ao prêmio "Puskas", na eleição que a FIFA faz, todos os anos, no mês de Janeiro, em sua sede, que fica em Zurique, na Suíça !

Um grande abraço aos amantes do futebol ! Estarei aqui, novamente, após o término da próxima rodada do Catarinão 2015, que é minha "prioridade" qui no blog !











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !