Anuncie !

Anuncie !

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

2015 - o ano do futebol catarinense !

O ano de 2015 está recém começando e promete ser daqueles anos inesquecíveis para o futebol de Santa Catarina. Com 4 equipes que disputarão a Elite do futebol brasileiro, a partir de Maio e 1 equipe na Série B, o futebol catarinense vêm, a cada ano, mostrando cada vez mais a sua força. Aliás, desde o acesso do Figueirense da Série B para a Série A, em 2001, o futebol catarinense passou a contar, desde 2002, sempre com, no mínimo, 1 equipe na Série A de um dos Campeonatos Nacionais mais emocionantes e equilibrados do mundo ! Isso mesmo, o Brasileirão por pontos corridos, desde 2003 e há alguns anos com 20 clubes nas Séries A, B e C; cada vez mostra um equilíbrio fora do comum ! Com o regulamento decretando acesso e descenso de 4 clubes por temporada e com cerca de 6 equipes, em média, brigando pelo título ou vaga na Taça Libertadores do ano seguinte, o nosso futebol fica, a cada temporada, mais emocionante. Com 4 times sendo rebaixados, quase sempre, e não é tão raro assim, no mínimo 1 equipe de tradição, chamado de "grande", acaba sofrendo com o rebaixamento. No ano seguinte, com mais "poder de fogo", de investimentos, do que os demais "menores", acaba sempre retornando à Série A mas muitas vezes fica novamente perambulando na metade da tabela, quando não briga para não cair novamente.

Como sou um apaixonado pelo futebol, seja regional, estadual, nacional ou internacional, e também sou um pouco bairrista em relação às equipes da minha região sul, a Série A deste ano terá 8 equipes de um total de 20, do sul do Brasil. Já o Nordeste, sempre com um futebol forte e competitivo, contará com apenas 1 equipe na Elite (Sport Recife). Muito pouco para uma região que também faz parte do pólo do nosso futebol. Apesar disso, a Série B de 2015 contará com 9 equipes nordestinas, aumentando assim as chances de "reingresso" das equipes desta região, novamente na Elite a partir de 2016. No Centro-Oeste, a Elite de 2015 terá apenas 1 representante: o Goiás, de Goiânia, time de tradição e que já disputou várias Séries A mas que não possui nenhum título de grande expressão nacional. Na Série C deste ano, destaque novamente para a forte presença do futebol nordestino, que contará com 7 equipes entre as 20. Já o futebol do RS, que há algum tempo não possui representante na Série B, somente a forte dupla Gre-Nal na Série A, desta vez o futebol gaúcho contará com 3 equipes disputando a Série C. Caxias e Juventude, este último tradicional equipe brasileira, vencedora de 1 Série B e 1 Copa do Brasil e por uns 14 anos disputando a Série A, initerruptamente, agora estas 2 equipes terão a companhia do também tradicional Brasil, de Pelotas. Aliás, o Brasil é o clube que obteve a melhor campanha de times do interior do RS, num Campeonato Brasileiro da Série A. Além disso, a Série C de 2015 contará com 6 equipes da região Sudeste, sendo 3 paulistas, 2 mineiros e 1 carioca.

Em 1985, o "Xavante" chegou às semi-finais e acabou sendo eliminado pelo Bangu-RJ. O jogo de ida, disputado no Estádio Olímpico, do Grêmio, em Porto Alegre (a CBF não permitiu que o jogo fosse realizado no "acanhando" Bento Freitas, em Pelotas). No jogo disputado em Porto Alegre, o time carioca levou a melhor e venceu por 1 a 0, praticamente encaminhando a vaga à final da competição. No jogo de volta, disputado no Estádio Mário Filho (Maracanã), Rio de Janeiro, o Bangu obteve outra vitória: 3 a 1. Após o término do campeonato, em que se confrontaram Bangu-RJ x Coritiba (PR), o Côxa sagrou-se campeão

Existem dezenas de fontes inclusive a própria CBF que confirmam que o Brasil foi o terceiro colocado no Brasileirão de 1985. Na final, o Côxa derrotou o Bangu, nos pênaltis, por 6 a 5. Foi a maior conquista do clube paranaense na história !

Como sou um escritor "torcedor", torço pelo sucesso dos times do meu Estado de Santa Catarina ! Avaí e Figueirense, da nossa capital, Florianópolis, além de Joinville e a surpreendente Chapecoense, aliás, este clube é um exemplo de organização no futebol e mostra que é possível, sim, montar equipes competitivas com uma folha salarial até 10 vezes menor que dos clubes de tradição ! O Joinville (JEC) possui uma torcida fanática, apaixonada. Acredito que, dos 4 catarinenses, o JEC terá a maior média de públicos entres os 4 catarinenses na A. Já o meu Tigre, que volta a disputar a Série B, onde jogou pela última vez em 2012, tentará, novamente, retornar à Elite, o que não é tarefa das mais fáceis. Aliás, no ano de 2012, quando o Tigre subiu para a Série A, o quarto colocado, São Caetano, hoje rebaixado para a Série D - isso mesmo ! o time do ABC paulista alcançou a marca de 71 pontos e não garantiu o acesso, ficando em 5º lugar, ficando "colado" no Vitória (4º) e Atlético-PR (3º), mas perdeu para estes 2 últimos, no número de vitórias ! E aquele rebaixamento foi como um "castigo" para o São Caetano. Coisas do futebol !
Só para terem uma idéia da disparidade na diferença de pontuação, a pontuação do Avaí, 4º colocado na Série B de 2014, foi de 62 e do Vasco, 3º colocado, 63. Ainda vale destacar que o JEC foi campeão da Série B de 2014, com 70 pontos, 1 ponto a menos do que o São Caetano obteve quando ficou de fora do G-4 em 2012. Ah, esse futebol é realmente apaixonante e uma "caixinha de surpresas" !

Ao meu ver, sob o meu ponto de vista, o Brasileirão Série A de 2015, terá a predominância dos "grandes", pelo "poder de fogo" em contratações de peso, apesar da dívida da grande maioria deles serem absurdamente altas, estes clubes muitas vezes se destacam dos demais. O meu Criciúma (Tigre), mesmo estando na Série B em 2015, é o 3º clube de melhor "saúde financeira" do Brasil. Isso, de fato, é positivo, ainda mais para um clube de porte pequeno a médio, que não consegue uma estabilidade numa Série A, por exemplo, e vive alternando divisões, seja disputando as Séries A, B ou C.

Já para o Catarinão 2015, das 10 equipes que disputarão o campeonato, os 5 "grandes" são os grandes favoritos. Acho difícil que o Campeão Catarinense de 2015 não seja uma destas 5 equipes, que disputarão Séries A e B do Brasileiro. A sexta força tem 5 times na disputa, sendo que o Metropolitano, clube de Blumenau, que por pouco não avançou da Série D para a C, em 2013, perdendo a eliminatória em 2 jogos, para o Juventude, de Caxias do Sul. Ao meu ver, o Metrô, como é carinhosamente chamado, tem todas as condições de ser, no mínimo, a sexta força, garantindo presença na Série D do Brasileiro novamente e o sonho de "pular" de divisão. Uma cidade rica como Blumenau, merece um clube disputando Campeonatos mais competitivos. Logicamente que grande parte da população de Blumenau e Vale do Itajaí, apesar da forte presença de torcida de clubes cariocas e paulistas, tende a ter como seu time, um clube que comece a alcançar melhores patamares no futebol nacional.

Os 4 demais clubes catarinense são: Guarani, de Palhoça (ao meu ver lutará pra não cair); Internacional de Lages (também brigará pra não cair) e terá ainda o Atlético de Ibirama, clube que obteve seu melhor resultado num Catarinão, em 2005, sendo vice-campeão e perdendo o título, em casa, para o meu Criciúma, em Ibirama. O outro clube que completa a lista dos 10 da elite catarinense, é o Marcílio Dias, clube de Itajaí que às vezes complica pra cima dos "grandes" mas que, ao meu ver, também deverá lutar contra o descenso.

Mas só um parênteses em relação ao que falei: (não é porque os 5 clubes "grandes" de SC que disputam Séries A e B, ficarão com as 5 melhores posições). Eu apenas comentei sobre o que deverá ser na teoria porque a prática muitas vezes "mata a teoria" !

Ademais, sou a favor, a exemplo do que ocorre em muitos países da Europa, da criação de mais uma divisão: a 5ª divisão do futebol brasileiro. Além disso, também sou a favor da volta do mata-mata na Série A. Assim, os 8 primeiros classificariam-se para as quartas-de-finais, depois semi e finais. Seria muitíssimo mais emocionante já que, desde que o Brasileirão começou a ser disputado por pontos corridos, apesar do equilíbrio na briga pelo G-4 e vaga na libertadores, 2 ou, no máximo, 3 times disparam na frente dos outros. Muitas vezes ocorreu que apenas 1 time disparou, deixando a competição meio sem graça e sem emoção.

Em relação a criação da 5ª divisão, também sou favorável à mudança das fórmulas dos Estaduais. Os Estaduais deveriam ser disputados em forma de mata-mata desde o seu início, sendo que os "grandes" entrariam somente nas fases decisivas.

Sou a favor do seguinte:

Série A = 20 times - mantendo o rebaixamento dos 4 últimos para a Série B mas com os 8 primeiros se classificando para as quartas-de-finais, em disputa de mata-mata
Série B = 20 times - mantendo o campeonato em ida e volta, por pontos corridos, e os 4 primeiros garantindo acesso a Série A
Série C = 20 times - mantendo os moldes atuais, com 4 grupos com 5 times cada e classificando os 4 melhores para a Série B do ano seguinte
Série D = 40 times - mudando os moldes atuais, ou seja, somente os 4 últimos colocados seriam rebaixados à 5ª divisão, mantendo a disputa com 8 grupos de 5 equipes, sendo que as 4 equipes de pior desempenho sejam rebaixadas a 5ª divisão

A 5ª divisão poderia ter vários tipos de fórmula. Ao meu ver, este campeonato seria muito importante, principalmente para aqueles clubes de menor expressão nacional, para que tenham calendário para toda a temporada e não somente durante os Estaduais. Assim, concordo que a 5ª divisão pudesse abrigar 80 ou até mesmo 100 times, sendo divididos em vários grupos, regionalizados, e premiando os 4 primeiros colocados para a 4ª divisão. Os clubes da 5ª obteriam acesso a este campeonato como acontece hoje com a Série D, ou seja, os melhores colocados de cada Estado disputam este campeonato.

Enfim, era isso por hoje !

Vamos torcer para que os Campeonatos Estaduais, que começam daqui a 10 dias e, mais tarde, em Maio, Séries A, B, depois a C e D, além da Copa do Brasil e Libertadores, serem campeonatos de grande equilíbrio pois quando há um maior equilíbrio, há mais emoção !

E, apesar de toda bagunça da CBF, torçamos, sim, para a seleção do Dunga ! Quem sabe ele traz o caneco da Copa América, que será disputada no Chile, em 2015 ?

Avante futebol brasileiro e principalmente os clubes do meu Estado de Santa Catarina !

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !