O regulamento é simples: classificam-se os 6 primeiros para o hexagonal e neste hexagonal, todos jogam contra todos, em ida e volta, sendo que os 2 primeiros farão os 2 jogos finais, com vantagem para o primeiro colocado, de mandar o segundo e último jogo da finalíssima, em sua casa.
Já o quadrangular, com os clubes que terminarem do 7º ao 10º lugar, irá definir os 2 rebaixados para a Série B do Estadual do ano que vem.
O equilíbrio é tamanho que, do Metropolitano, terceiro colocado no momento com 9 pontos, até o lanterna, Guarani de Palhoça, são apenas 4 pontos !
Não concordo com esse tipo de fórmula. Poderiam fazer 2 grupos, com 5 equipes cada, sendo que os 2 primeiros de cada grupo se cruzassem nas semi-finais, para chegar à final, e com o último de cada um dos 2 grupos, rebaixados a Série B mas, a tabela e a fórmula estão aí, foram aprovados pela maioria dos times e resta jogar de acordo com o regulamento. Um fato que chama a atenção para um erro desta fórmula diz respeito à ausência de vantagem, no hexagonal, do 1º colocado, em relação aos demais classificados, até o sexto, ou seja, a primeira fase vale apenas para classificar para o hexagonal, não importa se em primeiro ou em sexto. Ao meu ver, poderiam contabilizar os pontos da primeira fase, a partir do hexagonal e também no quadrangular do rebaixamento mas ... regulamento foi aprovado assim !
Até o momento, com 6 rodadas disputadas, não há grandes surpresas em termos de classificação, a não ser pela ausência - momentânea - do Avaí, considerado um dos 5 grandes de SC e que, no momento, não encontra-se entre os 6 primeiros. Cabe ressaltar que 4 times catarinenses disputarão a Série A do Brasileirão: Avaí, Figueirense, Joinville e Chapecoense. E 1, o Criciúma, disputará a Série B. Os demais times estão tentando se garantir na Série D do Brasileiro, já que SC não possui representantes na Série C.
Pelos resultados de momento, o Metropolitano, de Blumenau e o Marcílio Dias, de Itajaí, estariam garantidos na quarta divisão. Aliás, a meta principal dos times considerados pequenos de SC, é garantir-se, primeiro, na Série D. O quê vier depois, é lucro !
O Metropolitano vêm disputando, ano-a-ano, a Série D e, por pouco, não subiu em 2013. "Bateu na trave", já que, jogando diante do Juventude de Caxias, em 2 jogos de ida e volta, ficou no empate em ambos, mas o empate em gols (1 a 1), em Blumenau, acabou classificando o time gaúcho pra Série C, já que houve empate de 0 a 0 em Caxias do Sul.
Mesmo faltando apenas 3 rodadas para o término da fase classificatória, não dá para "cravar" algum tipo de palpite sobre os classificados. Exceto Figueira e e Chapecoense, os 4 times que irão integrar o hexagonal serão conhecidos, sob meu ponto de vista, somente na penúltima ou última rodada.
Como já mencionei acima, a briga dos 5 "pequenos" é para tentar garantir uma das 2 vagas à Série D. E neste quesito, quem vai levando a melhor, por enquanto são: Metropolitano, de Blumenau e Marcílio Dias, de Itajaí. Na "cola" vêm Atlético de Ibirama, Inter de Lages e Guarani de Palhoça. Se fosse para dar um palpite sobre quem vai conseguir chegar a Série D, eu diria que os 2 que estão agora (Metropolitano e Marcílio), são os "pequenos" de mais tradição, apesar de quê o Metrô possui apenas 13 anos de vida, sendo fundado em 2002. Mas, nada impede - e há três rodadas para isso - que os outros 3, Atlético de Ibirama, Inter de Lages e Guarani de Palhoça, também consigam uma vaga na D. O futebol em SC está muito equilibrado e, assim, deixa o Campeonato ainda mais emocionante !
Faltam 3 rodadas para o término da primeira fase! Logo estarei postando aqui mais uma vez, para fazer nova análise do Catarinão 2015 !
É muito bom sermos elite ! É muito bom saber que estamos figurando entre os 6 Estados de maior poder no futebol brasileiro, atrás apenas dos já tradicionais SP, RJ, MG, RS e PR !
Aos Estádios, minha gente !

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !