Anuncie !

Anuncie !

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Futebol brasileiro - reta final !

Agora vou falar sobre uma notícia divulgada hoje por um importante veículo de comunicação esportivo da Europa, que listou os 10 maiores clássicos do futebol mundial e colocou Grêmio x Internacional (Gre-Nal) como o principal clássico do futebol brasileiro e o sétimo do mundo ! O clássico gaúcho ficou atrás de River Plate x Boca Jrs (Argentina), Real Madrid x Barcelona (Espanha), Nacional x Peñarol (Uruguai), entre outros.

E o futebol brasileiro, sempre emocionante devido ao grandioso equilíbrio entre as equipes, seja qual divisão for, está terminando a temporada com algumas surpresas. Hoje está acontecendo o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, entre Atlético-MG x Cruzeiro. Os 2 times mineiros são gigantes, times tradicionais e "de chegada" do futebol brasileiro. Não vejo favoritismo para o título para nenhum deles. Mesmo que o placar do primeiro jogo seja muito favorável a um, o jogo final terá muito peso também, até pelo fato de que, no regulamento da Copa do Brasil, quando 2 times da mesma cidade decidem, não há o gol qualificado, que muitas vezes faz a diferença em vários jogos da competição, considerada a mais democrática do nosso futebol, em virtude de ter representantes de todos os 26 Estados mais o Distrito Federal. Porém, esta "democracia futebolística" vêm perdendo espaço desde o ano passado quando os times que disputam a Taça Libertadores (que ficam no caminho) entram a partir das oitavas-de-finais da Copa do Brasil, praticamente acabando com as chances de um "pequeno" vencer a competição, como já aconteceu por diversas vezes, desde que a competição começou a ser disputada, em 1989. Alguns times considerados "pequenos" que já venceram o torneio: Criciúma (SC), Juventude (RS), Santo André (SP), Paulista (SP), Sport (PE). São 5 times considerados "pequenos" em relação à tradição dos "grandes", que possuem muito mais conquistas em outras competições nacionais e internacionais.

Agora quero falar aqui de como o futebol brasileiro, das Séries A, B, C e D, está se desenhando para 2015. Até o momento, nenhuma das competições chegou ao seu final porém, vale destacar algumas façanhas de times até então desconhecidos e também certas "zebras", em que times tradicionais "despencaram" de divisão.
Na Série D do brasileiro, a competição mais crítica do nosso futebol, cabe destacar o retorno de duas equipes pequenas, mas tradicionais do futebol do sul do Brasil. O Brasil, de Pelotas (vice-campeão brasileiro em 1985) conseguiu subir da sofrível Série D, para uma Série C um pouco mais valorizada. Outro time pequeno mas de alguma tradição no sul, o Londrina, da cidade com o mesmo nome, também conseguiu ascender à Série C de 2015. Os outros 2 times que também subiram para a terceirona são bem menos conhecidos: Confiança, de Sergipe e Tombense, time do interior de Minas.

A Série C também promoveu 4 times ao acesso à Série B. São eles: CRB, de Alagoas, Macaé-RJ, Mogi-Mirim-SP e o Paysandu, do Pará. Este último, um clube de muita tradição no Brasil. Já disputou até Libertadores e conseguiu uma façanha que nenhum clube brasileiro havia conseguido. Em 2001, venceu o gigante Boca Júniors, da Argentina (time de Maradona), dentro de La Bombonera, o Estádio que treme em qualquer jogo ! O "Papão da Curuzú" foi lá e cravou 1 a 0, calando La Bombonera e estabelecendo uma façanha incrível e não deixou de ser uma certa "zebra" também, pela diferença de títulos dos 2 times. Mas, mesmo vencendo na Bombonera, no jogo da volta, em Belém, o Paysandu tomou 4 a 2 do mesmo Boca, e acabou eliminado da principal competição Sul-Americana !

Dos 4 rebaixados da Série C para o "inferno da D", o São Caetano é a maior surpresa (negativa). O time do ABC paulista figurou durante anos, mais de uma década, entre os principais times brasileiros, sendo vice-campeão brasileiro e vice-campeão da Libertadores ! Não sei se o azulão do "Anacleto Campanella" terá condições financeiras de disputar uma competição tão decadente como é a Série D !
Os outros 3 clubes rebaixados pra D são: Duque de Caxias (RJ), clube que recentemente também figurou entre os grandes, chegou a disputar a Série B por alguns anos mas nos pontos corridos, não conseguiu alcançar a Série A. Os demais, Treze, da Paraíba e Crac, de Goiás, não tem nenhuma tradição em âmbito nacional, sendo este último um time recente. O Treze figura entre os melhores do Estado da Paraíba - e só.

Na Série B deste ano, também tivemos surpresas, principalmente nos rebaixados, no caso, somente 1 já confirmou matematicamente a queda para a Série C, que foi justamente a Portuguesa, de São Paulo, que no ano passado foi rebaixada, no tapetão, depois de uma briga judicial que se alastrou por meses, diante do Fluminense, que seria o rebaixado em campo e acabou "ganhando" a permanência na Elite devido a um erro do time lusitano, que escalou um jogador irregular, nas rodadas finais, diante do Grêmio e acabou punido com a perda de 6 pontos, culminando com o rebaixamento. E a Lusa sentiu tanto a queda para a Série B que, neste ano, na disputa da Segundona brasileira, acabou sendo rebaixada, faltando 7 rodadas para o término da competição, de maneira matemática, para a Série C. A Lusa está me fazendo lembrar o Juventude, de Caxias do Sul. O Ju figurou na Série A por cerca de 15 anos e "despencou", ano após ano, para as Séries B, C e D. Chegou a amargar a Série D por 4 anos. O mesmo está se desenhando para a Lusa e São Caetano, sendo que este último já está no último degrau do nosso futebol. A Lusa caiu pra C e as chances de um time como a Portuguesa, que tem tradição em SP e no Brasil, é de se recompor e voltar a figurar, no mínimo, numa Série B !
Ainda falando em Série B, faltando apenas 4 rodadas para o término da competição, o Vila Nova, de Goiás, fará companhia a Lusa, na Série C de 2015. Só um milagre salva o time goiano, que precisa vencer seus 4 últimos jogos e ainda torcer por uma série de combinação de resultados para se manter na B. Já as duas últimas vagas que restam ao rebaixamento, a briga está acirrada ! América-RN e Oeste-SP, com 36 e 39 pontos, respectivamente, lutam para sair de posições incômodas e terão que vencer seus jogos e torcer por tropeços de outros times. Aliás, nas 17ª posição, primeiro time do Z-4, 3 times possuem o mesmo número de pontos ! Bragantino-SP, Icasa-CE e Oeste-SP possuem, cada um, 39 pontos, sendo que o time de Itápolis (Oeste), interior de São Paulo, amarga a zona de rebaixamento, no momento, devido aos critérios de desempate, pois tem menos vitórias que os demais. No meu ponto de vista, ainda brigam para não cair na Série B, o Paraná (44) e ABC-RN (42). Pela força que tem o Paraná, acredito na permanência do time da "Vila Capanema" na Série B. Já o ABC-RN ainda corre riscos.
No ponto de cima da tabela, já temos 2 novos integrantes na Série A de 2015 ! O Joinville, de Santa Catarina, foi o primeiro a "batizar" seu reingresso à Elite do nosso futebol, depois de 27 anos fora deste cenário, sendo que já chegou a amargar o título de ser um clube "fora de Série", ou seja, não jogava sequer a Série D ! E o JEC chegou lá ! O segundo clube a garantir o retorno a elite foi a "macaca". A Ponte Preta, de Campinas, também carimbou passaporte pra Série A ! A briga, agora, será pelo título, que deverá ficar com o JEC ou a "Macaca". Haverá confronto direto entre os 2, no próximo sábado, dia 15/11/2014. Quem vencer, vai "largar na frente" nessa reta final, na busca pelo título da Segundona !
O terceiro clube, que deverá garantir seu retorno matemático muito em breve, é o gigante Vasco da Gama-RJ. O clube carioca, apesar de não fazer uma Série B "dos sonhos", como muitos de seus torcedores queriam, está com um pé na Série A e, com 59 pontos, em terceiro lugar isolado, estando com 6 pontos a frente dos 3 clubes que dividem a 4ª posição, está virtualmente classificado para a Série A de 2015. A quarta vaga está acirradíssima ! 5 times brigam por uma vaga ! São eles, com suas respectivas pontuações: Boa Esporte (MG), Avaí (SC) e Atlético (GO), os três com 53 pontos cada, sendo que o "Boa", de Varginha, leva vantagem nos critérios de desempate, com 1 vitória a mais do que os outros dois. Ao mesmo tempo, o Avaí, que pelos critérios, é o 5º pelo fato de ter melhor saldo de gols do que o Atlético (GO).
Ainda acredito numa chance, mesmo que remota, de Santa Cruz (PE) e Ceará (CE) tentarem uma "escalada" no final, em busca da última vaga. Santa está em 7º, com 52 pontos e o "Vozão" em 8º, com 51. Do 9º (Ceará, 51 pontos) ao Náutico, 12º com 46, os times somente cumprirão tabela, pois não brigam pra subir nem pra escapar da degola !

Agora a Série A ! A principal competição nacional está desenhando somente 2 clubes brigando diretamente pelo título - Cruzeiro, com 67 pontos e São Paulo, com 63. Não vejo nenhuma possibilidade de título para os demais clubes, em virtude da grande diferença de pontos, haja visto que, do São Paulo, 2º colocado, com 63, para a dupla Gre-Nal, que divide a 3ª posição, com 57, a diferença é muito alta para ser tirada em apenas poucas rodadas que restam. Os gaúchos brigarão, sim, por vaga na Libertadores. Disso não há a menor dúvida ! O interessante é que do 3º, que é o Inter (com um jogo a mais que os demais), até o 6º, Corinthians, todos os times estão com a mesma pontuação: 57 pontos. São 4 times com 57 pontos e o Inter, apesar de ter um jogo a mais, neste momento figura na frente dos demais, pelos critérios de desempate, tem uma vitória a mais que os outros 3.
Do 3º colocado, Internacional, até o 7º, Fluminense, são clubes que vão brigar pelo G-4. Na verdade, o G-4 pode virar G-5 ou G-3. Como a final da Copa do Brasil está sendo disputada pelos 2 grandes de Minas, caso um dos dois, Cruzeiro ou Atlético, terminem entre os 4 primeiros e o São Paulo não seja campeão da Copa Sul-Americana (está nas semi-finais), o G-4 viraria G-5 porque nesse caso, um dos dois mineiros garantiria vaga na Libertadores de 2015 por ser campeão da competição eliminatória. Enquanto isso, se o São Paulo não ganhar a Sul-Americana, abre mais uma vaga no G-4 do Brasileirão, pois o campeão da Sul-Americana garante vaga automaticamente para a Sul-Americana e, em caso de um time brasileiro vencer a Sul-Americana, o G-4 viraria G-3 (sem contar a Copa do Brasil).
Do Santos, que é 8º, com 46, até o Sport (PE), 12º, com 41 pontos, são clubes que não vão brigar, nem por vaga na Libertadores e, ao mesmo tempo, não precisam se preocupar em relação ao rebaixamento. O Sport tem 5 jogos e precisa fazer 3, no máximo 4 pontos para garantir a permanência na A. Com 45 pontos a chance de escapar da degola é boa.

Na briga contra o rebaixamento estão: Figueirense(SC), Palmeiras(SP), Coritiba(PR), Chapecoense (SC) e, na zona da degola no momento: Vitória(BA), Botafogo(RJ), Bahia(BA) e Criciúma(SC). Os 2 últimos estão virtualmente rebaixados à B pois terão que vencer os 5 jogos que restam para não depender dos outros. Já o Botafogo, em caso de insucesso no próximo jogo, também dependerá de um milagre. E a última vaga para não cair, deverá ser do Figueirense pra baixo.

O futebol sempre nos reserva surpresas e o ano de 2014 foi, realmente, um ano de surpresas !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !