Após um longo período, pouco mais de 1 ano sem postar nada no meu blog, é com muita satisfação que volto a opinar o que penso sobre os assuntos pertinentes ao futebol brasileiro, dando ênfase maior para os times de Santa Catarina, minha Terra e, também, para o futebol do SUL de maneira geral.
Foi um ano que aconteceu tantos fatos emocionantes e que mexeram com o brio dos torcedores de SC, RS e PR.
O Campeonato Catarinense, vencido pelo Criciúma, após uma vitória por 2 a 0, diante da Chapecoense, e perdendo por 1 a 0 em Chapecó, poderia ter dado uma "injeção de ânimo" no grupo do TIGRE. Mas não foi bem isso, exatamente, que aconteceu.
Após o título do Catarinense 2013, o Criciúma Esporte Clube meio que se perdeu nas contratações visando a disputa do fortíssimo Campeonato Brasileiro da Série A. Parece que os cartolas do TIGRE ficaram com a ilusória impressão de que, com aquele grupo do Catarinense, com mais uma "meia dúzia" de jogadores, o TIGRE faria uma boa Série A conseguindo, assim, manter-se com uma certa folga na Elite do Brasileirão.
Com isso, o Tigre, único representante catarinense no Brasileirão da Série A 2013, até começou o Nacional com vitória, em casa, diante do Bahia mas o que se viu nos jogos posteriores a esse são dignos de um "filme de terror". Com uma zaga composta por jogadores de qualidade duvidosa o TIGRE só não tomou mais gol que a defesa do lanterna, Náutico, com 79 gols sofridos amargando, assim, a segunda pior defesa, com 63 gols sofridos. Aliás, dos 38 jogos disputados na Série A, o TIGRE só não tomou gol em 4 jogos !
Faltando uns 10 jogos para a Série A acabar, o TIGRE "respirava com ajuda de aparelhos, na UTI", ou seja, precisaria de uma seqüência de bons resultados para conseguir terminar a Série A fora da zona de rebaixamento, o chamado Z-4. E, para o torcedor do TIGRE, foi um ano sofrido, pois o TIGRE ficou no Z-4 durante quase a metade das rodadas e acabou livrando-se da degola somente no último jogo, mesmo sendo derrotado pateticamente pelo Botafogo, no Rio. Méritos totais ao treinador Argel Fucks, que chegou ao TIGRE numa situação de vice-lanterna e emplacou uma série de resultados positivos até a penúltima rodada, com 6 vitórias e 2 empates, chegando para o confronto diante do Botafogo precisando apenas de suas próprias forças para manter-se na Série A.
Então, o Tigre acabou levando 3 a 0 do Botafogo, sem piedade, num dos maiores templos do futeobol mundial, agora todo reformado para a Copa, o eterno Maracanã. Com o resultado de derrota se consumando, os jogadores, comissão técnica e torcedores passaram a torcer para que um de 2 jogos resultasse numa combinação favorável, para evitar a queda para a Série B de 2014. No jogo entre São Paulo e Coritiba, disputado em Itu, interior de São Paulo, o Côxa venceu e garantiu-se na Série A de 2014. Mas restava, ainda, um drama para o torcedor do TIGRE: o jogo entre Atlético-PR e Vasco, que acontecia na Arena Joinville, na cidade com o mesmo nome.
Logo aos 15 minutos do 1º Tempo, o Atlético-PR abriu o placar, o que obrigaria o Vasco a virar o jogo para não ser rebaixado. Aos 16 minutos começou uma pancadaria sem precedentes nas arquibancadas, com as torcidas organizadas de Atlético-PR e Vasco brigando pior do que num ringue de boxe. Era empurra pra cá, empurra pra lá, socos, pedaços de madeira, um com prego inclusive, chutavam a cabeça de torcedores caídos, e que quase se transformou em uma tragédia maior, pelo fato de não ter havido mortes nas brigas.
Após o incidente e feito o socorro para os 4 torcedores em estado mais grave, o árbitro aguardou reforço no contingente de policiais. Inclusive, a segurança para o jogo estava sendo feita de maneira privada, pelo mandante do jogo: o Atlético-PR. Após a grande briga, cerca de uma hora depois o árbitro deu prosseguimento ao jogo, garantindo a segurança na Arena Joinville. O Vasco chegou a empatar o jogo mas tomou o segundo gol, aos 45 do primeiro tempo e foi para o vestiário, no intervalo, com a missão de buscar, no mínimo, 2 gols para manter-se vivo e garantido na 1ª Divisão do Futebol Brasileiro. Mas o que se viu em campo, foi um Vasco patético, sofrível, que acabou tomando um gol atrás do outro e o resultado final em 5 a 1 para o Atlético-PR. E olha que poderia ter sido de mais, 6 ou até 7, pois o goleiro do Vasco salvou de uma goleada ainda mais vexatória.
Enquanto isso, a torcida do TIGRE, que aguardava ansiosamente o término da partida para soltar o grito de permanência na Série A, fazia a festa nas ruas da cidade de cerca de 200 mil habitantes, localizada a 190 km ao sul da capital, Florianópolis.
Eis que ontem, na segunda-feira, um dia após o término do Brasileirão, o Vasco da Gama afirmou que iria entrar com uma ação junto ao STJD, para tentar ganhar os pontos do jogo diante do Atlético-PR e, com isso, evitar o rebaixamento, colocando o Criciúma na Série B.
Isso é uma vergonha! (a lá Boris Casoy). Um clube que chega na última rodada, precisando vencer para não cair e toma de 5 a 1, consumando o rebaixamento, não poderia entrar com uma ação no STJD. Porém, o que seria feito hoje, dia 10, acabou sendo adiado para amanhã, dia 11/12/2013. Sim, o Vasco vai mesmo entrar com ação requerendo os 3 pontos diante do Atlético ! Lamentável. E, caso o fato realmente venha a acontecer, eu irei ligar para minha operadora de TV por Assinatura, e solicitar o CANCELAMENTO do PFC, da Globosat, serviço caro por sinal, pois acabaria com a moral do futebol brasileiro. Ora, um time como o Vasco não poderia precisar de uma covardia dessas. Afinal, é um clube de tradição e recebe muito mais verba da CBF e TV para jogar o Nacional. Caiu no campo, por incompetência, tem que cumprir ! Tem que jogar a Série B, em 2014, com dignidade e subir novamente pra Série A, com dignidade. Mas os cartolas estão articulando. É bom "abrir o olho" pois, em se tratando de time carioca, a gente nunca sabe o que vai acontecer. Espero que haja justiça e o Vasco seja, mesmo, rebaixado, e o TIGRE dispute a Série A de 2014, lugar que conquistou jogando futebol, dentro de campo !
Agora vou comentar um pouco sobre os outros 2 catarinenses que garantiram presença na Série A de 2014 !
A Chapecoense surpreendeu o país com uma campanha incrível. Não ficou fora do G-4 (grupo que sobe pra Série A), em nenhuma rodada, ou seja, manteve-se no G-4 de "ponta a ponta" e abocanhou a sua vaga na Elite do futebol brasileiro, mesmo com uma estrutura pequena, tanto física, de equipamentos, como de folha salarial dos seus jogadores. E a ascensão da Chapecoense deu-se numa escadinha ! Em 2011 subiu da Série D para a Série C. Em 2012 da C para a B e em 2013, subiu da Série B para a Série A ! Parabéns "verdão do oeste", orgulho dos catarinenses !
Quando as chances de ter na Série A, ou Joinville, ou Avaí (ambos estavam colados no G-4 faltando umas 8 rodadas para acabar o campeonato), quem emplacou uma sequëncia de vitórias foi o time do Estreito (Floripa). O Figueirense chegou na última rodada dependendo apenas de si para garantir a presença na Elite em 2014. E o jogo diante do Bragantino, em Bragança Paulista, nem teve lá grandes jogadas, sendo um jogo de nível técnico baixo. Mesmo assim, o "Furacão do Estreito" garantiu a vaga na Elite em 2014, após um empate por 1 a 1 com o time da casa. Enquanto isso, ao mesmo tempo, o Figueira contou com a ajuda do JEC (que bateu o Ceará, em Fortaleza, por 3 a 0) e do Paraná, que derrotou, em Curitiba, o Icasa, pelo placar de 2 a 0. Bastava apenas empates neste 2 jogos, ou vitórias de Joinville, em Fortaleza e do Paraná, em Curitiba, o que acabou acontecendo e a vaga na Série A nem chegou a ter um tom de dramaticidade para o Figueira, que está de volta a Série A !
Acabada as disputas das Séries A e B, Santa Catarina pôde soltar o grito e dizer: em 2014, SC terá 3 times na Série A (Chapecoense, Figueirense e Criciúma) e 2 times na B (Avaí e Joinville). Ou seja, SC terá 5 times no total, entre os 40 melhores clubes do Brasil, sendo 3 na Elite, o que orgulha a todos nós, catarinenses !
Os outros times do Sul nas Séries A e B, fizeram uma "gangorra". No RS, enquanto o Grêmio festejou o vice-campeonato e a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o Inter (colorado) quase lamentou um rebaixamento, já que ficou em 15º, a apenas 2 pontos do Fluminense, primeiro rebaixado, com os mesmos 46 pontos do TIGRE mas perdendo para o time de SC nos critérios de desempate.
No Paraná o Atlético-PR fez bonito e alcançou o 3º lugar geral no Brasileirão, garantindo-se na "pré-libertadores", um mata-mata que antecede a possível entrada na fase de grupos da principal competição Sul-Americana !
Já o Coritiba, acabou safando-se da Série B, somente na última rodada, como o Criciúma. E o Côxa acabou derrotando o São Paulo, em Itu, interior paulista. Se o Côxa não tivesse ganho, teria caído, e o Fluminense teria se livrado da "degola".
O Paraná Clube, tradicional equipe de Curitiba e do país, acabou frustrando o seu torcedor, terminando a Série B em 8º lugar, apesar de ter ficado a apenas 3 pontos da zona de acesso para a Série A.
Cabe ressaltar ainda, o Juventude, de Caxias. A "papada", como é conhecida no RS, comemorou a vaga na Série C, fugindo assim, do "inferno" da Série D (última divisão do nosso futebol). Agora na Série C, junto ao rival Caxias, vai protagonizar 2 clássicos Ca-Ju na Série C de 2014. Esperamos que a torcida comporte-se de maneira adequada, bem diferente do que ocorreu em Joinville, mas repito, a cidade de Joinville bem como toda a torcida do JEC, não tem absolutamente nenhuma culpa no episódio !
Para finalizar, deixo registrado que o Sul do Brasil terá, no ano que vem, os seguintes times e suas divisões:
Série A: Grêmio(RS), Inter(RS), Chapecoense(SC), Figueirense(SC), Criciúma(SC), Atlético-PR e Coritiba(PR). Um total de 7 clubes
Série B: Paraná(PR), Avaí(SC) e Joinville(SC) - 3 times
Série C: Juventude(RS) e Caxias(RS)- 2 times
Parabéns ao futebol do Sul, que terá 12 times, entre as 60 melhores equipes de futebol do país !
Para finalizar, conto com o apoio de quem esteja lendo este blog, para lutar em prol de um futebol mais justo e igualitário, sem grandes diferenças de ordem financeira, favorável aos times do eixo Rio-SP. Um futebol democrático, com menos disparidades entre os times considerados "pequenos e médios", dos times "grandes", de tradição no futebol brasileiro.
Obrigado a todos que leram o meu Blog, um forte abraço, um Feliz Natal, e um ótimo ano de 2014, com saúde, paz, amor !
Aí garoto. Bela análise sobre os acontecimentos do nosso futebol este ano. De maneira geral pode-se dizer que os times do Sul foram bem, com algumas exceções é claro. Vamos torcer para que em 2014 venham títulos.
ResponderExcluirGrande abraço.
Clóvis.