Após derrotar o Grêmio, em São Januário, por 4 a 0, o Vasco "dormiu" na liderança da Série A e, no domingo, conseguiu esta condição após a derrota do Corinthians para o Santos, no Pacaembu.
Santa Catarina, que já conta com 2 times na Série A (Avaí e Figueirense), além de 1 na B (Criciúma), poderá contar, no próximo ano, com mais 2 times na Série B, caso Joinville e Chapecoense, que vêm fazendo belas campanhas na terceira divisão, avancem na chave que tem ainda Ipatinga e Brasiliense. Aliás, uma chave difícil esta, já que tanto Ipatinga quanto o time do DF, já disputaram a Série A recentemente. Mesmo assim, o futebol catarinense cresceu muito nos últimos anos e não será surpresa caso os dois catarinenses confirmem permanência na próxima Série B.
Pela Série D (quarta divisão), o Brusque ainda tinha um "suspiro" de esperança (precisava derrotar o Juventude por 2 gols de diferença e torcer por um tropeço do Cianorte-PR, diante do Cruzeiro, de Porto Alegre. O Brusque chegou a fazer um bom jogo diante do time de Caxias, porém, tomou um gol no final do jogo e, mesmo que tivesse ganho, não teria se classificado à próxima fase da quarta divisão.
OPINIÃO: Com 4 times caindo de Divisão das Séries A até C (que contam com 20 clubes cada), sempre haverá espaço para um time de tradição cair. Muito complicado, pois 20 % dos participantes são rebaixados, em campeonatos nivelados, aliás, o Brasileirão é considerado o campeonato nacional mais equilibrado do mundo e, por isso, também, o mais emocionante.
UMA PENA, que o futebol brasileiro, que ainda possui vínculo à CBF, continue "preso" somente à uma emissora de TV, que detém os direitos televisivos de todos os jogos, colocando jogos em horários como às 10 da noite, um total desrespeito para com o torcedor. Aliás, o futebol está muito elitizado. O povão, a "massa", está privada de assistir futebol, tanto no Estádio quanto na TV. Recentemente fui num jogo da Série B, em Criciúma, e paguei 40 reais o ingresso. Até teatro e cinema tão mais baratos que o futebol.
Enquanto as Séries A e B (C e D não tem transmissão pela TV) continuarem sob o domínio de uma única emissora de TV que, apesar de repassar parte dos direitos para outra transmitir outro jogo, no domingo, isso não ajuda em nada, nem ao torcedor, tampouco à grande maioria dos times, que fica com a menor "fatia" do bolo publicitário. Dos 20 times que atualmente disputam a Série A, somente os "grandes" do eixo RJ-SP lucram com o formato apresentado pela TV Globo e verbas de publicidade. Por isto, os times de menor tradição, que entram na Série A, não conseguem manter-se na Primeirona, sequer, por 1 ano e já estão em queda novamente.
Se esta exclusividade, inclusive dos jogos e amistosos da seleção, continuar, o torcedor, que é quem paga e vai aos estádios cheio de esperança e como diversão, não terá mais direito a escolher nada. Afinal, existem tantos canais esportivos na TV e porque só o Sportv (que é da Globo) pode transmitir ? E colocam somente 1 jogo por praça e para o Estado onde não é transmitido colocam um VT de um jogo de um dia anterior, "obrigando" o torcedor a comprar o pacote de PPV.
Enquanto não for quebrada esta exclusividade, infelizmente só alguns por cento de clubes terão privilégios. Por que, na TV Aberta, a Globo só mostra jogos que envolvam times do eixo RJ-SP, já repararam ? Por que estes times tem mais torcida e para obrigar o torcedor de outro time a contratar uma TV por assinatura e a comprar (TV paga dentro de TV paga) o PPV do Brasileirão por um preço nada módico.
Mas tenho esperança de que algum dia isso mude. Temos que ter esperança.
No futebol do SUL, no momento, o Estado mais promissor é SC. No RS, prevalece somente a supremacia da dupla Gre-Nal. Enquanto no Paraná, somente Atlético-PR, que pode cair pra Série B e Coritiba, único que deve permanecer na A. Santa Catarina poderá ter, no próximo ano, 4 times na Série B, um mini campeonato catarinense dentro da Segundona Brasileira. Caso Joinville e Chapecoense subam, o Criciúma permaneça (o que deve acontecer) e o Avaí caia (pela campanha que vem fazendo na A não deve se manter). Aí SC teria mais times nas divisões mais avançadas do futebol brasileiro, já que o PR teria somente 2 na B enquanto o RS nenhum na B.
Vamos continuar de olho do futebol brasileiro, e buscar mais justiça para nós, torcedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !