Anuncie !

Anuncie !

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Times catarinenses com objetivos distintos no Brasileirão

Enquanto o Avaí "patina" na Série A e corre sério risco de ser rebaixado para a segundona, na Série B, o Figueirense continua firme na busca pela vaga no G-4, que lhe dará o acesso à Elite de 2011.

Na Série C, chance para 2 times catarinenses conseguirem o acesso à "B" de 2011. Já na Série D, o Joinville, mesmo que perca o próximo jogo do mata-mata das quintas-de-finais, isto mesmo "quintas-de-finais" (regulamento maluco da competição), o JEC já está garatindo entre os 8 melhores do torneio e está a apenas 3 jogos do acesso à terceirona de 2011.
O destaque negativo, e até mesmo, uma surpresa negativa, foi o rebaixamento do Juventude, de Caxias do Sul, equipe de tradição e que participou da Série A por mais de uma década initerruptamente, tendo sido, inclusive, campeão da Copa do Brasil de 1999, em cima do Botafogo, em pleno Maracanã. O time alvi-verde da serra gaúcha terá de disputar, em 2011, a Série D do Brasileirão e, numa projeção otimista, só retornaria à Série A novamente em 2014, ano em que o Brasil sediará o maior evento do futebol mundial, a Copa do Mundo da FIFA.

Na última rodada da Série A, destaque para a boa vitória do Grêmio sobre o São Paulo, no Estádio Olímpico, mostrando que o time gaúcho recuperou-se, e bem, da fase ruim que o ameaçava de rebaixamento. Agora, com Renato no comando, foram apenas 2 derrotas. O que chama a atenção é a boa campanha fora de casa. Foram 3 triunfos do tricolor gaúcho, sobre Avaí, Corinthians e Atlético-MG. Já em casa, foram duas derrotas, para Santos e Palmeiras, ambas por 2 a 1.

Os catarinenses tem objetivos muito diferentes nas 4 divisões em que atuam. São 5 clubes. Na Série A, o Avaí foi ao Rio de Janeiro e acabou derrotado pelo Fluminense, por 1 a 0, nos minutos finais do jogo e permanece na 16ª colocação, apenas 2 pontos à frente do Atlético-GO, que seria o primeiro do grupo dos 4 rebaixados à Série B.

Na Série B, o Figueirense se reabilitou com uma importante vitória, jogando fora de casa, diante do ASA-AL, por 2 a 1 (de virada), e agora figura na quarta colocação do campeonato, restando 13 rodadas para o término da competição.

Pela Série C, Criciúma e Chapecoense disputam com Macaé-RJ e Ituiutaba-MG, respectivamente, uma vaga na Série B de 2011. Enquanto o Tigre joga a primeira partida fora de casa, na cidade fluminense de Macaé-RJ, a Chapecoense pega o Ituiutaba em Chapecó. O regulamento da Série C é semelhante ao da Copa do Brasil, ou seja, os gols marcados na casa do adversário são critérios de desempate. Por exemplo, caso o Criciúma consiga um empate com gols, em Macaé, joga por um resultado de empate sem gols, em Criciúma. O mesmo vale para a Chapecoense. Todo cuidado é pouco, principalmente jogando em casa. O jogo entre Chapecoense x Ituiutaba-MG, dia 09 de outubro, às 16 hs; e o jogo Macaé-RJ x Criciúma, dia 10 de outubro, às 10 hs da manhã, terão transmissão, AO VIVO, pela TV Brasil, emissora do governo federal, sendo captada por antena parabólica comum e por todas a TV´s por assinatura disponíveis no mercado (NET, SKY e Via Embratel).
Passando pelas quartas-de-finais, Criciúma e Chapecoense já garantem o acesso à Série B e disputam as semi-finais, continuando na briga pelo título da competição em 2010.

Pela Série D, a situação do Joinville é confortável. Empatou o primeiro jogo, diante do Operário, de Ponta Grossa (PR) e agora pode se dar ao luxo de até perder o jogo da volta que, mesmo assim, já estará garantido como, pelo menos, um dos 3 melhores perdedores. O regulamento da competição é confuso mas o JEC está a 3 jogos de subir um degrau na escala de divisões do Brasileirão. Passando pelas quartas-de-finais, o JEC garante a vaga na "C" de 2011 e segue na luta pelo título da competição recém-criada pela CBF, que está apenas no seu segundo ano.

No total do Brasileirão são, 20 clubes nas Séries A, B e C; e 40 clubes na Série D, totalizando 100 clubes que disputam o Brasileirão a cada ano. Destaque para clubes de tradição na Quarta divisão, como Santa Cruz do Recife, Remo do Pará e, agora, o Juventude, de Caxias, clubes de grandes torcidas e tradição que agora caíram na mesmice da última divisão do futebol nacional. Detalhe: somente na Série D, todos os Estados mais o DF possuem, ao menos 1 representante. Nas demais divisões (A, B e C) alguns Estados de menor prestígio ainda não possuem clubes, como é o caso de Roraima, Amapá e Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou sugestão sobre o meu Blog !